segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Só Acredito Vendo

Imagem extraída de twitter.com/CBF_Futebol



Dorival Júnior foi apresentado pela CBF na última quinta-feira e o principal assunto da entrevista coletiva foi Neymar. O treinador elogiou o atacante a quem chamou de "muito importante, desde que recuperado, em condições e totalmente focado". O técnico ainda afirmou que a Seleção precisa aprender a jogar sem seu astro.

É fato que Neymar já não goza do mesmo prestígio de outros quadriênios quando defendia o Barcelona e o Paris Saint-Germain. Aos 31 anos (terá 34 durante o próximo Mundial), com um amplo histórico de lesões e com muitos problemas disciplinares (dentro e fora de campo); o jogador hoje está desvalorizado, não possui mercado entre os grandes clubes da Europa e não teve saída senão migrar para o emergente futebol saudita.

O lobby por Neymar na Seleção, contudo, ainda segue muito forte por parte de fãs, patrocinadores, imprensa e dirigentes (de dentro e de fora da CBF) que desejam a exposição do jogador com a camisa amarelinha. O próprio Dorival Júnior já sentiu a força do jogador em 2010 enquanto comandava o Santos e foi demitido após tentar puní-lo por indisciplina. Se Ney já era influente durante seus tempos de Vila Belmiro, hoje está ainda mais poderoso e melhor assessorado.



Reprodução www.instagram.com/cbf_futebol



Percebe-se, ainda, uma certa rejeição contra os jogadores que se candidatam à sucessão de Neymar. Muitos ainda não parecem confiar em Vini Jr., Rodrygo, Gabriel Jesus e outros atacantes que estão se destacando na Europa. Nenhum deles, ademais, possui o mesmo carisma e impacto midiático de Ney o que dificulta a aceitação de parte da torcida e da imprensa.

Dorival, portanto, dificilmente conseguirá armar uma equipe sem Neymar ainda que o jogador esteja entrando na fase final de sua carreira. A pressão pela convocação do atacante ainda será enorme mesmo que seu desempenho e seu histórico não tenham sido positivos durante os últimos anos.

O treinador terá os próximos seis meses para provar que a Seleção pode prescindir de seu principal jogador visto que Neymar só deve retornar aos gramados em meados de agosto. Um eventual desempenho ruim, porém, deve aumentar ainda mais o clamor pela convocação de Ney visto que o torcedor brasileiro sempre busca por um "salvador" durante os momentos ruins.



Reprodução www.instagram.com/cbf_futebol




Nenhum comentário:

Postar um comentário