segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Pedra Fundamental

Imagem extraída de www.facebook.com/SSCNapoli



São os jogadores quem realizam o "trabalho sujo" em campo na conquista pelos títulos mas o treinador faz, sim, toda a diferença no desempenho dos times. O Palmeiras jamais teria conquistado o tricampeonato da Libertadores sem Abel Ferreira, o São Paulo nunca teria vencido a Copa do Brasil se não fosse Dorival Júnior e a Argentina em hipótese alguma teria saído da fila caso Lionel Scaloni não estivesse no comando.

O Napoli conquistou o Scudetto em 2022-23 muito graças a Luciano Spalletti. O treinador teve competência em renovar a equipe com contratações jovens e certeiras. Não obstante, o técnico elaborou um estilo de jogo compatível com os jogadores que tinha à disposição com muita intensidade, ofensividade e futebol bonito.

O treinador, porém, enfrentou uma pressão imensa desde o início daquela temporada tendo o seu carro roubado pelos próprios torcedores revoltados com o desempenho da equipe em anos anteriores e ainda houve a perda de seus três capitães -Insigne, Mertens e Koulibaly. Mesmo o final feliz com a conquista do título não parece ter amenizado o estresse sofrido por Spalletti que deixou o cargo para descansar -e assumir a Seleção Italiana meses depois com a inesperada saída de Roberto Mancini da Azzurra.



Imagem extraída de www.facebook.com/SSCNapoli



A renúncia de Spalletti abalou o Napoli que faz uma campanha apenas regular na Serie A e ainda sofreu para chegar às oitavas-de-final da Champions League a despeito do grupo acessível -Real Madrid, Braga e Union Berlin. Os dirigentes do clube ainda erraram ao apostarem no treinador Rudi García que não conseguiu manter a competitividade dos Partenopei -o francês acabou sacado em novembro e substituído pelo velho conhecido Walter Mazzarri.

O Napoli, portanto, é mais uma prova cabal do quanto o treinador é parte importante do grupo por mais talentoso que seja o elenco. Mesmo com um time montado e com alguns craques à disposição, nenhum técnico conseguiu repetir pelo time partenopeo o mesmo desempenho de Spalletti. Foi quase como se a equipe tivesse perdido a sua pedra fundamental.

A temporada 2023-24 está apenas em sua metade e ainda há tempo hábil para o Napoli reagir. Há elenco e futebol para uma arrancada mas ela parece totalmente improvável sem Spalletti tamanho o abalo que o time sofreu após a saída do comandante.



Imagem extraída de www.facebook.com/SSCNapoli




Nenhum comentário:

Postar um comentário