segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Futuro Incerto

Imagem extraída de www.facebook.com/mancity



Tenho ótimas recordações de minhas professoras de redação do Curso Anglo Osasco, Stela e Adriana, que influenciaram muito o meu estilo de escrever. Elas sempre diziam que eu jamais deveria utilizar os termos "eu acho" ou "na minha opinião" nos vestibulares que pediam "dissertações em prosa". Hoje, porém, peço licença às minhas mentoras porque "eu acho" que o novo Mundial de Clubes, que ocorrerá a partir de 2025, será um fracasso.

O novo Mundial de Clubes deverá ser disputado a cada quatro anos durante o período reservado originalmente à antiga Copa das Confederações, entre junho e julho. A competição terá a participação de 32 clubes sendo a maioria de times europeus -previsão de 12 equipes filiadas à UEFA.

Representantes dos clubes europeus, porém, vêm reclamando do calendário durante os últimos anos. A intensidade e as exigências físicas do futebol atual vêm desgastando demais os seus atletas que estão ainda mais propensos às lesões. Barcelona e Real Madrid são dois bons exemplos visto que seus respectivos elencos estão bastante desfalcados com muitos jogadores entregues ao departamento médico.

O novo Mundial, portanto, ocuparia um tempo precioso dos clubes que precisam oferecer férias a seus atletas visando sua recuperação após temporadas intensas. A nova competição significaria menos descanso para os jogadores e também poderia prejudicar o planejamento das equipes que teriam de remanejar suas pré-temporadas, que são extremamente importante para as instituições.



Imagem extraída de www.facebook.com/mancity



O atual formato, que será mantido na Copa Intercontinental de frequência anual, é muito mais cômodo aos europeus que necessitam jogar apenas duas vezes e também é bem menos exigente sob o ponto de vista físico. A FIFA, porém, está se cansando da previsibilidade do Mundial. Ademais, a entidade deseja criar uma competição mais lucrativa.

Não será surpresa que haja protestos contra o Mundial por parte de clubes europeus devidamente endossados pela UEFA. A própria criação da competição, aliás, já havia gerado uma intensa discussão entre a federação europeia e a FIFA que, segundo alguns jornalistas, deseja "se apoderar" dos times do Velho Continente e lucrar ainda mais sobre eles.

Um eventual boicote ao Mundial por parte de europeus significaria a morte da competição visto que a FIFA destinou a maior parte das vagas ao Velho Continente visto que seus times possuem maior potencial de lucro e também para tentar aumentar o interesse de suas equipes no campeonato que é visto como "mera formalidade" por muitos deles.

Acredito, portanto, que o novo Mundial de Clubes será um fiasco. Sem os clubes europeus, a competição não gerará lucros e não terá motivos para ser disputada. Que minhas professoras de redação me perdoem, mas "eu acho" as mudanças no campeonato propostas pela FIFA irão fadar o torneio ao fracasso. 



Imagem extraída de www.facebook.com/mancity



LEIA MAIS:

Trivela- "Associação de jogadores ameaça ir à Justiça contra aumento excessivo de jogos por parte da UEFA e da FIFA": trivela.com.br/inglaterra/associacao-jogadores-calendario-uefa-fifa




Nenhum comentário:

Postar um comentário