terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Richarlison e a Saúde Mental

Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur



O atacante Richarlison parece estar recuperado das aflições que causaram sua queda de rendimento em 2023. O Pombo, após exibições ruins pela Seleção Brasileira, revelou estar passando por "problemas pessoais" e que iria buscar por ajuda psicológica durante a ocasião. O tratamento aparentemente surtiu efeito e o capixaba voltou a decidir pelo Tottenham.

Lembro que comentei em um vídeo no Youtube o quanto a psicologia ainda é subestimada no esporte e uma internauta me respondeu que "se fosse uma empresa, Richarlison já estaria na rua". O Tottenham e o treinador Ante Postecoglou, porém, não desistiram do jogador e fizeram o possível para recuperá-lo. E o atacante correspondeu à confiança com muitos gols no final de 2023 -foram cinco tentos anotados nos últimos cinco jogos.

 A insistência do Tottenham com Richarlison se deu por uma série de fatores. O primeiro, obviamente, foi o fator humano e o clube compreendeu que o atleta realmente necessitava de assistência psicológica durante aquele momento. O segundo foi o aspecto financeiro, afinal os Spurs desembolsaram 10 milhões de Libras para tirar o capixaba do Everton e não poderiam ver todo aquele investimento em vão. Por fim, o talento do Pombo é incontestável (ele já havia feito a diferença pelo Watford e também pelos Toffees) e os Lilywhites sabiam que valeria a pena tentar recuperar o futebolista.

O Tottenham, cabe lembrar, nunca foi conhecido por ser uma instituição preocupada com o fator humano de seu elenco. O ex-goleiro Gomes já declarou em entrevistas que seus colegas brasileiros e argentinos enfrentaram muitas dificuldades em se ambientarem no time branco de Londres. Os Spurs, recentemente, também não tiveram piedade em afastar o ídolo e capitão Hugo Lloris após queda de rendimento.



Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur



O esporte é um meio extremamente competitivo e que demanda resultados a curto prazo, o que justifica muitas das medidas duras por parte de dirigentes e treinadores. O atleta, porém, nem sempre consegue lidar com tamanha pressão e acaba sucumbindo. O advento das redes sociais serviram para piorar o cenário visto que a cobrança de torcedores aos atletas quase sempre é exagerada e desmedida.

O descuido do futebol com o lado psicológico já fez algumas vítimas fatais, como foi o caso do alemão Robert Enke que se jogou na frente de um trem em 2009 e do uruguaio Morro García que se suicidou em 2020. Felizmente o esporte evoluiu e hoje as instituições têm se conscientizado de que zelar pela saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. 

O Tottenham cometeu muitos erros durante as últimas décadas mas precisa ser exaltado por sua compreensão com Richarlison. Houve os interesses técnicos e financeiros na recuperação do jogador mas, acima de tudo, o clube realizou uma enorme demonstração de solidariedade e humanidade ao acreditar em seu atleta. E os Spurs não se arrependeram visto que o brasileiro correspondeu à confiança com muitos gols.



Imagem extraída de www.facebook.com/TottenhamHotspur




Nenhum comentário:

Postar um comentário