sábado, 13 de janeiro de 2024

Treta Africana de Nações

Imagem extraída de www.facebook.com/TheAFCON



Inicia-se hoje a Copa Africana de Nações (CAN). A competição, que será realizada na Costa do Marfim, reúne 24 seleções africanas e será disputada até o dia 11 de fevereiro. As expectativas para o torneio são bastante altas visto que o nível técnico do continente melhorou bastante nos últimos anos e os times da África deram bastante trabalho durante o último Mundial.

Houve, porém, um novo choque com as competições europeias que não irão parar durante o mencionado período. Com isso, várias equipes do Velho Continente irão atuar desfalcadas e terão de torcer para que seus jogadores africanos retornem o quanto antes -e sem nenhuma lesão. A CAN seria realizada originalmente na metade de 2023 mas foi postergada para janeiro de 2024 por questões climáticas.

O conflito de datas já gerou críticas por parte dos europeus. O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, chegou a "surtar" em 2020 na iminência de perder Salah, Mané, Keïta e Matip para a CAN daquele ano. O proprietário do Napoli, Aurelio De Laurentiis, foi além e afirmou em 2022 que "não contrataria um jogador africano que disputasse a competição" -atualmente, o time conta com Zambo Anguissa e Osimhen.



Salah irá desfalcar o Liverpool para jogar a CAN
(imagem extraída de www.facebook.com/TheAFCON).



Os clubes europeus, porém, pouco podem fazer por mais que utilizem o argumento de que "pagam o salário dos atletas". Para um jogador é sempre um orgulho enorme representar um país ainda que alguns deles não sejam originários do continente africano -o zagueiro Koulibaly, por exemplo, nasceu na França mas defende o Senegal. Ademais, a FIFA obriga que os futebolistas sejam liberados para tais competições.

Resta aos clubes europeus tentarem acordos com as federações africana e também a asiática (a Copa da Ásia também será disputada entre janeiro e fevereiro) para que haja um consenso pelas datas e, com isso, os times do Velho Continente não sejam prejudicados durante os próximos anos.

Os clubes europeus, por enquanto, devem se conformar com a situação e tentar enxergar algo positivo -como uma possível valorização de seus atletas nas competições para futuras negociações. O treinador Ante Postecoglou (que terá de dirigir o Tottenham sem Bissouma, Sarr e Son) lamentou a ausência de seus comandados mas exaltou a importância dos torneios continentais como uma "oportunidade para o jogador se desenvolver profissionalmente e pessoalmente".



Imagem extraída de www.facebook.com/TheAFCON



LEIA MAIS:

ESPN- "Copas da Ásia e África: veja qual liga é a mais desfalcada e o time que mais sofreu com convocados": https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/13074474/copas-asia-africa-qual-liga-e-mais-desfalcada-time-mais-sofreu-convocados




Nenhum comentário:

Postar um comentário