quarta-feira, 29 de julho de 2015

Para Que Serve o Pan?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/BrasilHandebol/



"Para que serve o Pan"?

Foi a pergunta que uma revista fez há algum tempo atrás.

Os Jogos Panamericanos, de fato, não se comparam a uma olimpíada.

O nível técnico das competições não é exatamente elevado, sobretudo, levando-se em conta que muitas das potências olímpicas como Rússia, China, Grã-Bretanha e outras não participam dos jogos.

Muitos países sequer enviam seus atletas titulares para a disputa dos jogos. Os Estados Unidos, por exemplo, selecionaram atletas universitários. O próprio Brasil disputou as competições sem muitas de suas estrelas do futebol, vôlei e natação.

Os índices obtidos, em decorrência disto, raramente batem os recordes olímpicos ou mundiais.

Então, para que serve o Pan?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/BasqueteCBB/



Comecemos pelo significado histórico das olimpíadas, quando atletas disputam os jogos para representarem um país. Ainda que inconscientemente, cada esportista brasileiro que foi ao Pan estava representando o Brasil.

Há, ainda, a importância de se divulgar modalidades pouco conhecidas ou pouco praticadas no Brasil. O pentatlo, por exemplo, tem poucos adeptos conhecidos no país. A pentatleta Yane Marques, ao conquistar seu segundo ouro em jogos panamericanos (o primeiro foi no Rio de Janeiro, em 2007), também ajudou a dar projeção à modalidade que pratica. O título fará com que mais praticantes e patrocinadores se interessem pelo pentatlo.

Temos as histórias de superação, atletas que superaram dramas pessoais graças ao esporte. Estas histórias são mais comuns em jogos paraolímpicos, mas também ocorrem no Pan. Pra muitos destes esportistas, a medalha é apenas um detalhe: a mera participação nos Jogos Panamericanos já é um grande prêmio e uma demonstração de superação de seus problemas.

Para alguns atletas, o Pan é a porta de entrada para vôos maiores. Alguns garotos disputam os jogos justamente porque sonham em representar seus respectivos países em mundiais ou mesmo em olimpíadas. Isso sem falar que, em certas modalidades, é necessário obter um bom desempenho no Pan para que o atleta possa se classificar para os jogos olímpicos.

Os canadenses, donos da casa, tinham uma motivação extra para fazerem bonito. O torcedor do Canadá não se importava se o nível técnico dos jogos era ou não elevado: eles queriam mais é apoiar os representantes de seu país. E os esportistas queriam as medalhas justamente para retribuir o carinho e apoio de seu torcedor.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/BrasilHandebol/



O Pan é, portanto, uma rara oportunidade para que atletas e modalidades pouco conhecidos ou com pouco apoio financeiro tenham preciosos minutos de fama.

Os Jogos Panamericanos são a porta de entrada para que possam conquistar o público e, quem sabe, alçar o sucesso.

O esporte, como qualquer coisa no mundo capitalista, necessita de recursos financeiros para sobreviver. E o lucro, no caso, é o interesse do público. Mídia e patrocinadores jamais investiriam em algo que o espectador não tenha interesse.

 Dizem que para que algo ou alguém tenha sucesso é necessário dar uma chance. O Pan, no caso, é a chance. É a oportunidade para que um atleta pouco conhecido possa brilhar e indicar o caminho a outros futuros atletas.

Mais adeptos praticarão a modalidade estimulados pelo sucesso de algum atleta pioneiro. E poderão representar nosso país no futuro, conquistar fama ou mesmo encontrar alguma alternativa para suas carreiras profissionais. 

Será que o Pan não serve para nada mesmo?



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/


Nenhum comentário:

Postar um comentário