quarta-feira, 22 de março de 2023

Corações Partidos

Lucas começou e encerrou sua carreira no Grêmio
(imagem extraída de www.facebook.com/Gremio).



O volante Lucas Leiva anunciou sua aposentadoria através de redes sociais na última sexta-feira, dia 17 de março. O agora ex-jogador havia sido diagnosticado com um problema no coração em dezembro do ano passado e permaneceu afastado até que novos exames determinassem a gravidade do quadro. O atleta optou por encerrar a carreira após os resultados da nova triagem, que confirmaram que haveria risco de morte ao futebolista caso permanecesse nos gramados.

O futebol sempre foi um esporte de alto rendimento mas as suas exigências físicas atingiram patamares ainda mais elevados durante as duas últimas décadas, o que custou as vidas de muitos atletas. Marc-Vivien Foé, Miklos Fehér, Serginho, Antonio Puerta e Cheick Tioté foram alguns dos futebolistas que se foram em decorrência de problemas cardíacos enquanto jogavam.

O drama do jogador causou uma grande comoção nas redes sociais. Seus ex-clubes (Grêmio, Liverpool e Lazio) e vários de seus ex-colegas de time fizeram questão de homenagear o agora ex-volante com diversas mensagens emocionantes e que Lucas compartilhou em seu Instagram. Como afirmou o blog Trivela, o meio-campista foi adorado por onde passou e os posts dos amigos deixaram muito evidente este carinho.

Lucas é sobrinho do ex-atacante Leivinha, ídolo no Palmeiras e no Atlético de Madrid durante os anos 70. O volante mostrou que também tinha luz própria e jamais precisou da influência de seu parente famoso para se afirmar nos gramados. Porém, passou a adotar o sobrenome do tio (Leiva) para não ser confundido com os xarás na Seleção Brasileira, como o meia Lucas Lima e o atacante Lucas Moura.

O valente coração de Lucas sempre fora testado desde a sua promoção para o time principal do Grêmio em 2005, quando recebeu a dura missão de reerguer o Imortal e levar o clube de volta à Série A. Não apenas teve êxito como também, por muito pouco, não foi campeão da Libertadores dois anos depois -foi derrotado pelo Boca Juniors de Riquelme na final.



Lucas enfrentou diversos problemas no Liverpool mas
ajudou os Reds a acabarem com o jejum de títulos
(imagem extraída de www.facebook.com/LiverpoolFC).



Seu talento o levaria ao Liverpool ainda em 2007 onde viveria o céu e o inferno. Lucas ajudou a acabar com o jejum de títulos dos Reds (que ficaram de 2005 a 2012 sem erguerem um troféu) e também foi nomeado capitão do time em 2016 após a saída de Steven Gerrard. Mas conviveu com muitas lesões na Inglaterra, enfrentou as constantes mudanças de treinador e teve de lidar com a bagunça administrativa no clube.

Sua parada final na Europa se deu na Lazio da Itália onde rapidamente se firmou como titular, conquistou três troféus, virou (novamente) ídolo da torcida e foi eleito o melhor jogador biancocelesti nas temporadas 2017-18 e 2018-19. Lucas, cabe mencionar, merecia ter sido convocado para a Copa do Mundo pela bola que vinha jogando na Velha Bota, mas Tite preferiu Fred e Fernandinho, além do "intocável" Casemiro.

Retornou para o Grêmio em 2022 com a mesma missão de 17 anos atrás: levar o Imortal de volta à Primeira Divisão, tarefa que ele cumpriu novamente apesar dos 35 anos nas costas. Seu cansado coração, porém, não aguentaria mais tantas batalhas duras pela frente e o volante, ciente dos riscos, optou por pendurar as chuteiras no começo deste ano.

Lucas se despede dos gramados com poucos troféus na carreira e com poucas passagens memoráveis pela Seleção Brasileira. O agora ex-volante, contudo, será sempre lembrado com carinho pelo seus amigos e torcedores. Seu talento e seu carisma permitiram que o meio-campista rapidamente se estabelecesse sem dificuldades nos times e também que o jogador fosse amado por todos os lugares onde passou.

Lucas quem foi diagnosticado com o problema cardíaco mas foram seus fãs e companheiros de time que ficaram de coração partido. As diversas homenagens que recebeu demonstraram o quanto ex-volante foi uma pessoa especial por onde passou.



Lucas também foi ídolo na Lazio e obteve diversas conquistas (indivuais e coletivas)
pelos Biancocelesti (imagem extraída de www.facebook.com/SSLazioOfficialPage).




Nenhum comentário:

Postar um comentário