sábado, 4 de março de 2023

Nada a Peder

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



Ramon Menzes será o treinador da Seleção Brasileira pelo menos até junho, quando a CBF espera anunciar seu desejado "técnico estrangeiro" para dirigir o Escrete Canarinho. Até lá, o ex-volante, respaldado pelo título sul-americano sub-20, irá comandar o Brasil de forma interina.

O ex-volante, portanto, não terá muito a perder e gozará de uma certa liberdade para experimentar no elenco. O treinador, segundo jornalistas, foi incentivado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a convocar mais jogadores que estejam atuando em nosso país visando reaproximar a Seleção de seu torcedor. Isto explicaria a presença de atletas pouco conhecidos como Arthur (América-MG) e Mycael (Athetico) para o amistoso contra o Marrocos, a ser realizado no dia 25 deste mês.

Alguns dos convocados, cabe mencionar, trabalharam com Ramon na Seleção Sub-20, como Vitor Roque, Robert Renan e o já mencionado Mycael. Os citados jogadores oferecem uma "zona de conforto" ao ex-volante mas não deixam de ser uma tentativa de aproveitar mais os garotos na seleção principal, bem como uma possibilidade de renovar o grupo.



Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



Ramon, curiosamente, convocou apenas 23 atletas enquanto as últimas competições permitiam até 26 inscrições. Não ficou evidente se isto ocorreu por alterações nas regras pela FIFA ou se foi por opção do treinador. Isto significa que os novatos, mais do que nunca, terão de aproveitar a oportunidade e mostrar serviço visto que o número de vagas diminuiu.

Confesso que eu não assisti aos jogos da Seleção Sub-20 e, portanto, não sei como foi o trabalho de Ramon nos gramados. A julgar pela quantidade de atacantes convocados, o ex-volante deve utilizar três homens na frente -4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-1-4-1. Como o treinador dispõe de uma certa liberdade, não seria surpresa se ele experimentasse formações táticas inesperadas.

Os torcedores poderão ficar tranquilos para esta primeira convocação visto que as competições serão suspensas durante a próxima data-FIFA. Os palmeirenses, por exemplo, não precisam se preocupar com os desfalques de Rony ou Veiga -a menos que algum deles retorne lesionado, obviamente.

Resta agora esperar até o dia 25 de março quando o Brasil enfrentará o surpreendente Marrocos. Não sabemos se a Seleção triunfará sobre os Leões do Atlas mas Ramon aproveitou muito bem o respaldo que recebeu de Ednaldo e se permitiu ousar na convocação. Alguns dos nomes podem até ser considerados contestáveis mas não podemos negar que o ex-volante se esforçou em renovar a equipe.



O título no Sul-Americano Sub-20 garantiu a Ramon Menezes o respaldo
de seus dirigentes (imagem extraída de www.facebook.com/CBF).




Nenhum comentário:

Postar um comentário