quinta-feira, 16 de março de 2023

O Futebol Italiano Respira

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Todos sabem que o futebol é tradição na Itália. Sua seleção possui dois títulos europeus e quatro mundiais. Não obstante, o país já venceu a Champions League doze vezes sendo sete conquistas com o Milan, três com a Internazionale e duas com a Juventus. Durante os últimos anos, porém, observou-se apenas espasmos do Calcio.

O enfraquecimento da liga e dos times locais fizeram com que o futebol italiano perdesse a força que o país ostentava no passado. Durante os anos 90, até mesmo equipes que hoje são consideradas "medianas" como Parma, Fiorentina e Sampdoria possuíam elencos estrelados e faziam frente às grandes potências europeias.

Os jornalistas, em decorrência disto, exaltaram muito o desempenho dos clubes italianos na atual edição da Champions League. Pela primeira vez desde a temporada 2005-06, a Itália terá três representantes nas quartas-de-final da competição: Internazionale, Milan e Napoli.

O fato da Itália contar com três equipes nas quartas-de-final aumentam as chances do país reaver a "Orelhuda", algo que não ocorre desde 2010 quando a Internazionale venceu a competição. A notícia certamente traz alguma esperança para os fãs do Calcio que, durante anos, tinham apenas a Juventus com algum favoritismo ao troféu, além de observarem a sua seleção protagonizar diversos vexames.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



Será difícil, porém, observarmos algum time italiano ficar com o troféu na atual temporada. As equipes em melhor situação financeira e com elencos mais robustos -Bayern München, Manchester City e Real Madrid- ainda estão na frente na corrida pela "Orelhuda". O próprio desempenho destes clubes nas fases anteriores deixa isto bastante evidente.

Cabe mencionar que os Rossoneri e os Nerazzurri conquistaram suas respectivas vagas com uma boa dose de sofrimento -terminaram em segundo lugar em suas chaves e tiveram de decidir as oitavas fora de casa em partidas de muita pressão adversária. Terão de se desdobrar ainda mais em campo na próxima fase onde enfrentarão adversários teoricamente mais qualificados.

Muitos dos comunicadores depositam no surpreendente Napoli as esperanças da Itália reaver a "Orelhuda" visto que o time partenopeo vem encantando com seu futebol artístico e a equipe ainda fez frente a potências como Ajax e Liverpool durante a fase de grupos. A falta de tradição e de "casca" pode minar as chances da equipe de Luciano Spalletti, mas o retrospecto na atual temporada traz algum ânimo.

Ainda é cedo para falarmos em um "renascimento" do futebol italiano no cenário internacional mas o fortalecimento da liga e das equipes durante os últimos anos começa a dar alguns frutos na atual temporada. Um título ainda seria muito difícil visto que equipes de outros países ainda estão na frente na corrida pela Champions, mas seria maravilhoso um troféu para coroar este momento de consagração do Calcio.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário