domingo, 5 de março de 2023

O Tio da EEFE




Uma das coisas que eu adorei fazer no mestrado foi a disciplina de ensino em fisiologia endócrina, que eu já mencionei em outro post aqui no blog. Graças a ela eu consegui cumprir boa parte da meta de horas, conheci várias pessoas legais, descobri alguns de meus talentos ocultos e ainda pude presenciar vários momentos divertidos.

A parte final da disciplina consistia em assistir (no sentido de "dar assistência", sem "a" mesmo!) a professora nas aulas para a turma de Educação Física. Foi praticamente um estágio de monitoria. O grupo era enorme -acho que eram cem alunos na sala, bem maior que a Farmácia com cerca de 75 estudantes.

Nem preciso dizer que foi uma loucura tomar conta de tanta gente. Não faço ideia como a docente responsável pela disciplina tinha paciência para controlar toda aquela bagunça. Mas, de modo geral, os alunos foram pessoas legais e não me deram muito trabalho apesar de toda a zoeira na sala.

Lembro o dia que haveria um jogo do Barcelona válido pela Champions League por volta das 16h e eles pediram para a professora liberá-los mais cedo -ainda não existia transmissão por streaming naquela época. Até eu, que adorava futebol, fiquei indignado com o pedido mas achei graça da situação e tentei ajudá-los. No fim das contas, não conseguimos terminar a aula antes do previsto -eu mesmo não consegui chegar em casa a tempo para ver a partida- mas garanto que nos esforçamos.






Outro momento curioso foi quando realizamos um debate sobre tireoide entre os alunos. A professora apareceu para mediar as discussões quando um dos estudantes se sentiu pressionado demais com os questionamentos e quase chorou na sala. A gente acalmou o participante e deixamos bem claro que o objetivo não era que houvesse um "vencedor", e sim que eles aprendessem o funcionamento da glândula na prática. 

Tivemos pouco mais de três semanas para entregar todo a matéria para a turma. Havia bastante conteúdo para ser lecionado -dez glândulas mais a prova- mas acho que conseguimos ensinar o que estava previsto. Uma pena que nem todas as atividades que elaboramos puderam ser aplicadas por falta de tempo -faltaram sistema reprodutor masculino e feminino.

Não tive muitas notícias dos alunos da Educação Física após o término do curso, até porque a turma era muito grande e eu tive pouquíssimo tempo para conhecê-los melhor. Foi diferente das turmas que eu monitorei na Farmácia, onde eu tinha muito mais proximidade dos estudantes. Já com a docente e os colegas de disciplina eu tenho contato até hoje graças às redes sociais.

Disciplinas da pós-graduação, em sua maioria, servem apenas para cumprir metas de horas, mas esta que eu frequentei me deixou muitas lembranças boas, tanto para a vida acadêmica quanto para a pessoal. Valeu a pena trocar os experimentos por alguns dias junto com os colegas de curso e com o pessoal da Educação Física. Foi uma experiência muito edificante para mim!







Nenhum comentário:

Postar um comentário