terça-feira, 7 de março de 2023

O Fim de Festa de Firmino

Imagem extraída de www.facebook.com/robertofirmino



O domingo deveria ser apenas de festa para os torcedores do Liverpool afinal os Reds aplicaram uma goleada de 7x0 sobre o arquirrival Manchester United, o maior placar em toda a história do confronto. A alegria na Terra dos Beatles, contudo, teve nuances de melancolia após uma notícia bombástica: o atacante Roberto Firmino anunciara dias antes que não renovará seu contrato e deixará o Anfield após oito temporadas.

Firmino, que fora contratado em 2015 junto ao Hoffenhein, rapidamente se adaptou ao esquema do treinador Jürgen Klopp e se tonou peça-chave no tridente ofensivo Salah-Bobby-Mané. Sua experiência no futebol alemão certamente contribuiu para o seu êxito junto a Kloppo. Os títulos e o bom entendimento com os companheiros de time fizeram do alagoano um ídolo no Anfield Road e também capitão em algumas partidas.

O futebol atual, porém, exige jogadores em condições físicas impecáveis. Firmino, aos 31 anos e com um histórico recente de lesões, perdeu espaço no time e acabou fora da Copa do Mundo 2022 em decorrência disto. Ademais, já há um movimento no Liverpool para a renovação do elenco. Os jovens atacantes Luis Díaz, Diogo Jota, Darwin Núñez e Cody Gakpo não vieram apenas para disputar posição, mas também para reformular o grupo que já vem apresentando sinais de envelhecimento e de desgaste.



Imagem extraída de www.facebook.com/robertofirmino



A saída de Sadio Mané para o Bayern já era um forte indício de que a geração que tirou o Liverpool da fila estava chegando a seu ocaso. Muitos dos jogadores que brilharam em 2019 já estão com 30 anos ou mais e alguns deles já não conseguem entregar a intensidade de quatro anos atrás. A equipe, ademais, ainda é virtualmente a mesma que venceu a Champions daquela temporada -dos titulares, apenas o atacante senegalês e o volante Wijnaldum já deixaram o Anfield.

Não se sabe ainda qual será o rumo de Firmino para a próxima temporada mas o brasileiro, aos 31 anos, ainda tem lenha para queimar neste ciclo e pode ser um grande reforço se as lesões não o atrapalharem novamente. Mesmo a Seleção ainda poderia contar com os serviços do alagoano dependendo de seu desempenho e das condições físicas.

Está chegando ao fim a festa de Firmino e da fantástica geração 2019. O futebol exige resultados e os atletas precisam entregar desempenho para isto. Bobby, infelizmente, já não possui mais a mesma intensidade e vigor físico de quatro anos atrás, mas seus feitos serão sempre lembrados com carinho pelo seu torcedor no Anfield, incluindo o gol e a assistência que ele deixou contra o Manchester United no último domingo.



Imagem extraída de www.facebook.com/robertofirmino




Nenhum comentário:

Postar um comentário