sábado, 6 de julho de 2024

A Garotada Cresceu

Saka tirou a Inglaterra do sufoco e também converteu seu
pênalti (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Os jornalistas do canal Sportv recordaram muito bem: durante a final da Euro 2020 (realizada em 2021), o treinador Gareth Southgate colocou os então garotos Jadon Sancho, Marcus Rashford e Bukayo Saka para baterem pênalti contra a Itália. A garotada sentiu a pressão do momento e os três erraram suas cobranças. Três anos depois, o mesmo Saka, agora mais maduro, se redimiu daquela noite infeliz em Wembley e salvou a Inglaterra da eliminação.

Southgate escalou a Inglaterra em 4-2-3-1 variando para 3-6-1 com Konsa no lugar do suspenso Guéhi. Murat Yakin, por sua vez, formou a Suíça em 3-4-3 repetindo a equipe utilizada contra a Itália durante as oitavas-de-final.

O English Team começou atacando utilizando seu forte lado esquerdo com Walker, Mainoo e Saka, mas o trio esbarrou na forte defesa Suíça. A Nati respondeu pela esquerda com Aebischer e Vargas aproveitando os espaços deixados pelo trio inglês, mas desperdiçaram boas oportunidades.

A Inglaterra deu a tréplica utilizando também o lado esquerdo com Belligham avançando por lá e movendo Foden para a direita. Ademais, o English Team conseguiu explorar a defesa suíça cavando escanteios, mas a partida foi bastante truncada e o primeiro tempo terminou em um justo 0x0.



Inglaterra, em 3-6-1, ataca usando seu forte lado direito.
Suíça, em 3-4-3, responde pela esquerda aproveitando os
espaços deixados pelos ingleses. O English Team dá a
tréplica invertendo Foden e Bellingham e avançando com
o camisa 10 pela esquerda (imagem obtida via this11.com).



A Nati volta mais organizada para o segundo tempo em 5-4-1, negando os espaços aos ingleses e respondendo com bolas longas às costas da defesa. Murat Yakin troca Vargas e Rieder por Zuber e Widmer para revigorar o fôlego da equipe e também para atacar mais pelo lado direito, por onde Ndoye serve Embolo para abrir o placar.

Southgate troca Konsa, Trippier e Mainoo por Eze, Shaw e Palmer, mudando o esquema para 4-4-2. Com isso, o English Team consegue confrontar a linha de cinco da Suíça e Saka, pela direita, empata para os Three Lions.

A partida vai para a prorrogação e a Suíça tenta decidir com a bola rolando atacando principalmente pela direita mas Zuber e Widmer desperdiçam muitas chances claríssimas. Yakin até apela para os improvisos de Shaqiri mas o versátil atleta não consegue desempatar. Nos pênaltis, apenas Manuel Akanji erra sua cobrança e a Inglaterra vai às semifinais.

A Nati se despede realizando uma ótima campanha e oferece esperanças ao seu torcedor ao jogar um futebol muito mais fluido e ofensivo mas sem deixar de lado a força física e a solidez defensiva. O English Team mostra ao treinador Southgate, mais uma vez, que não vale a pena insistir nas invenções -a equipe melhorou quando o improvisado Trippier deu lugar a um lateral-esquerdo de ofício, Shaw.

Saka se redime dos erros de 2021 e mostra que a garotada daquela geração está madura, pronta para grandes desafios. O atacante do Arsenal ainda mostra a importância de uma segunda chance no futebol. Na vida só aprende quem erra.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário