quarta-feira, 3 de julho de 2024

Euro 2024: Balanço das Oitavas-de-Final

Diogo Costa foi eleito o Craque da Rodada pelo blog
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Encerraram-se ontem as oitavas-de-final da Euro 2024. O mata-mata, cabe sempre lembrar, não perdoa erros e, portanto, as equipes foram bem mais cautelosas em comparação à fase de grupos. Mesmo assim, tivemos alguns times dando espetáculo em campo como a Espanha diante da Geórgia e a Holanda diante da Romênia.

A única surpresa da rodada certamente foi a eliminação da bicampeã Itália diante da "coadjuvante" Suíça. As equipes consideradas "azaronas", aliás, deram bastante trabalho aos favoritos a despeito de suas limitações o que reforça a necessidade de cautela em campo. A Eslováquia quase eliminou a Inglaterra no tempo normal enquanto a Eslovênia conseguiu segurar Portugal até os pênaltis.

Os meias e atacantes foram bem durante a rodada mas foram os jogadores de defesa que mais se destacaram nestas oitavas, em especial os volantes. Xhaka, Freuler, Rice, Ruiz, Rodri e Tchouaméni brilharam em campo e foram fundamentais para a classificação de suas respectivas equipes -a Seleção da Rodada ficou pequena para tantos destaques. E, claro, não podemos deixar de mencionar um certo goleiro que pegou três pênaltis em noite inspiradíssima.



Melhor Partida- Áustria 1x2 Turquia: foi o jogo mais equilibrado, disputado e emocionante das oitavas. A intensidade da partida foi tamanha que até perdi o sono depois de assistir ao confronto.

Pior Partida- Inglaterra 2x1 Eslováquia: a partida foi boa apenas durante o primeiro tempo. No segundo, a Eslováquia cansou e a Inglaterra atuou com uma burocracia incompatível com o contexto do jogo.

Melhor Time- Espanha: um espetáculo em campo. Quatro gols diante da apenas esforçada Geórgia foi pouco.

Pior Time- Itália: mesmo com jogadores de qualidade do meio-de-campo para frente, atuou com uma covardia inaceitável diante da Suíça.



Seleção da Rodada:



Seleção das Oitavas-de-Final escalada em
3-4-3 (imagem obtida via this11.com).



Goleiro- Diogo Costa (Portugal): realizou grandes defesas durante o tempo normal, pegou dois chutes de Šeško à queima-roupa e defendeu três pênaltis.

Zagueiro- Antonio Rüdiger (Alemanha): jogou por ele e por Kimmich que não voltava para recompor. Anulou Mæhle e garantiu um clean sheet para Neuer.

Zagueiro- Manuel Akanji (Suíça): botou Scamacca no bolso.

Zagueiro- Merih Demiral (Turquia): além de ajudar na defesa, fez os dois gols da Turquia.

Winger- Barış Alper Yılmaz (Turquia): deslocado para a ponta direita, o atacante Yılmaz cavou os dois escanteios que resultaram nos gols de Demiral e ainda deu trabalho à defesa austríaca.

Volante- Remo Freuler (Suíça): fez um gol e travou Barella.

Volante- Fabián Ruiz (Espanha): um gol, uma assistência e muitos chutes perigosos de fora da área.

Winger- Ruben Vargas (Suíça): fez gol, deu assistência para Freuler, ajudou nas tramas pela esquerda e também recompôs quando necessário.

Atacante- Donyell Malen (Holanda): fez dois gols e "matou" o jogo para a Holanda.

Atacante- Ivan Toney (Inglaterra): não fez gols mas bagunçou a defesa eslovaca para Bellingham e Kane virarem para a Inglaterra.

Atacante- Cody Gakpo (Holanda): um gol, uma assistência para Malen e foi o jogador que mais deu trabalho para a Romênia.

Treinador- Vicenzo Montella (Turquia): surpreendeu ao escalar seu time em 3-5-2 e deu um nó tático na Áustria. Demonstrou que tem pleno domínio sobre o elenco ao fazer seus jogadores atuarem fora das posições habituais e sem o capitão Çalhanoğlu.



CRAQUE DA RODADA- Diogo Costa (Portugal): se Portugal está nas quartas-de-final, foi muito graças a seu goleiro. Além das defesas, Diogo iniciou a reação das Quinas ao pegar o chute de Šeško na prorrogação minutos depois de Ronaldo ter desperdiçado um pênalti.



FLOP DA RODADA- Joachim Andersen (Dinamarca): não jogou mal mas esteve envolvido em dois erros que custaram a eliminação da Dinamarca. Foi flagrado em impedimento no lance que seria o gol dos Rød-Hvide quando o placar ainda estava 0x0 e depois botou a mão na bola dentro da área.




Nenhum comentário:

Postar um comentário