domingo, 7 de julho de 2024

Euro 2024: Balanço das Quartas-de-Final

Dani Olmo foi eleito o craque da rodada pelo blog
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Encerraram-se ontem as quartas-de-final da Euro 2024. Como esperado, os times foram mais cautelosos em campo e deram menos "espetáculo". Os jogadores tiveram plena consciência de estavam enfrentando adversários fortes e de que o mata-mata não perdoava erros. Pelo mesmo motivo, três dos quatro jogos foram para a prorrogação e em dois tivemos disputa de pênaltis.

Interessante notar que os meia-armadores vêm fazendo uma boa Eurocopa. Com as equipes preferindo construir suas jogadas pelas laterais, seja com triangulações ou jogadas individuais, o camisa 10 vinha perdendo importância nas principais equipes da Europa. Talvez a preocupação excessiva com os flancos tenha oferecido espaço para os maestros brilharem novamente.

Vamos, então, aos destaques positivos e negativos das quartas-de-final da Euro 2024:



Melhor Partida- Holanda 2x1 Turquia: o único confronto decidido durante o tempo normal. Os dois times atuaram com um pouco mais de ousadia, o futebol demonstrado foi bonito e as equipes demonstraram brio em campo.

Pior Partida- Portugal 0x0 França: só um dos times quis jogar bola enquanto o outro visivelmente estava satisfeito com o empate.

Melhor Time- Holanda: eficiente e divertida.

Pior Time- Alemanha: prejudicada pelas mudanças do treinador Nagelsmann, a Mannschaft ficou devendo no confronto mais importante da competição. O time até melhorou com as substituições mas foi tarde demais para dar uma resposta. Isso sem mencionar que a Nationalelf foi violenta em demasia.



Seleção da Rodada:



A seleção das quartas-de-final escalada em 4-3-3 (obtido via this11.com).



Goleiro- Mike Maignan (França): foi mais exigido que seus concorrentes e terminou a rodada sem ser vazado.

Lateral-Direito- Jules Koundé (França): sofreu com Rafael Leão e Nuno Mendes em seu setor mas deu conta do recado. Também apoiou bem o ataque e converteu seu pênalti.

Zagueiro- Stefan de Vrij (Holanda): o gol de Akaydin saiu pelo seu setor mas compensou ao empatar o jogo e realizar grandes intervenções durante os minutos finais.

Zagueiro- William Saliba (França): levou um amarelo e teve mais trabalho que seu companheiro Upamecano mas Portugal teria aberto o placar se não fosse pelo zagueiro do Arsenal.

Lateral-Esquerdo- Luke Shaw (Inglaterra): jogou mais que o improvisado Trippier e melhorou a segurança pela esquerda. Pena que o treinador Southgate piorou tudo de novo ao tirar Foden, que oferecia uma cobertura melhor.

Meia- Dani Olmo (Espanha): teve de substituir o lesionado Pedri logo no primeiro tempo mas foi responsável pelos dois tentos da Furia com um gol e a assistência para Merino.

Volante- Aurélien Tchouaméni (França): já merecia aparecer nos destaques da rodada há tempos mas sempre foi superado pelos concorrentes que anotavam gols! Impressiona pela segurança e pela regularidade no meio-de-campo.

Meia- Jude Bellingham (Inglaterra): enfim uma partida boa de Bellingham. Inverteu com Foden no primeiro tempo e deu trabalho para os ótimos volantes suíços. E converteu sua cobrança nas penalidades.

Atacante- Bukayo Saka (Inglaterra): outro que merecia aparecer aqui há tempos. Fez um gol, ajudou na recomposição pela direita e converteu seu pênalti. Só não fez uma partida perfeita porque foi deslocado para a esquerda e sofreu com Widmer em seu lado.

Atacante- Wout Weghorst (Holanda): bagunçou a defesa turca e mudou o rumo do confronto.

Atacante- Cody Gakpo (Holanda): fez um gol (o tento foi dado como contra para Müldür) e foi o jogador que mais deu trabalho à Turquia.

Treinador- Ronald Koeman (Holanda): mexeu bem o time no segundo tempo e acertou ao colocar Weghorst em campo.



CRAQUE DA RODADA- Dani Olmo (Espanha): decidiu o jogo para a Furia e ainda vingou o companheiro Pedri, substituído após ser "caçado" em campo por Toni Kroos.



FLOP DA RODADA- Joshua Kimmich (Alemanha): não é de hoje que o lateral alemão vem falhando defensivamente mas ele se superou contra a Espanha. Nico Williams fez a festa pelo seu setor e a jogada do gol de Merino saiu pelo seu lado. "Menção desonrosa" para seu parceiro Leroy Sané que fez partida apagadíssima e a Mannshcaft melhorou quando Wirtz entrou em seu lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário