segunda-feira, 1 de julho de 2024

São Diogo

Diogo Costa pegou três pênaltis e classificou Portugal às quartas-
de-final (imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024). 



Diogo Costa, mesmo com a pouca idade (apenas 24 anos) ganhou a titularidade do experiente Rui Patrício, de 36. O arqueiro da Roma possui dois títulos pelas Quinas ao seu favor (Euro 2016 e Nations League 2019). O jovem portista, porém, justificou plenamente a confiança do treinador Roberto Martínez contra a Eslovênia e foi o grande responsável pela classificação de Portugal às quartas-de-final.

Roberto Martínez, que havia descansado o elenco contra a Geórgia, resgata os titulares e escalou Portugal no mesmo 4-2-3-1 adotado contra a Turquia. Matjaž Kek, mesmo desfalcado de alguns atletas, mandou sua Eslovênia a campo em 4-4-2.

As Quinas buscaram o jogo pelos lados sempre buscando Ronaldo na área mas esbarraram no ferrolho esloveno ou no goleiro Jan Oblak. A Eslovênia, por sua vez, respondeu principalmente pela direita com o meia Stojanović ou com bolas longas para Šporar ou Šeško.

Os portugueses, então, buscaram alternativas como chutes de fora da área ou forçar bolas paradas próximas ao gol de Oblak mas não conseguiram vazar o arqueiro mesmo assim. Os balcânicos chegaram a dar alguns sustos nos ibéricos em contra-ataques no final da primeira etapa mas os times foram para o intervalo em um justo 0x0.



Portugal, em 4-2-3-1, avança pelas pontas tentando acionar
Ronaldo mas para no ferrolho balcânico. Eslovênia, em 4-4-2,
usa o meia Stojanović como desafogo pela direita ou responde
com bolas longas em direção aos atacantes (obtido via this11.com).



As Quinas aumentam a intensidade durante o segundo tempo com lances individuais, bolas longas e inversões de jogada mas nada de vazar o goleiro Oblak. Nem mesmo as cobranças de falta ou de escanteio para vencer o arqueiro do Atlético de Madrid. A Eslovênia chega a assustar com contra-golpe de Šeško que ganhou de Pepe mas chutou em cima de Diogo Costa.

A partida vai para a prorrogação. Portugal insiste no ataque enquanto a Eslovênia, aparentemente satisfeita com o empate, controla o jogo com faltas. Drkušić derruba Diogo Jota na área e Ronaldo vai para a cobrança mas Oblak defende -o capitão se abala é visto quase aos prantos após perder o pênalti. Minutos depois, Šeško ganha novamente de Pepe em contra-ataque mas finaliza novamente em Diogo Costa. E o jogo vai para os pênaltis.

Diogo Costa consegue pegar as cobranças de Iličić, Balkovec e Verbič. Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva convertem, classificando as Quinas para as quartas-de-final. Matjaž Kek e a Eslovênia, apesar da eliminação dramática, entram novamente para a história ao chegarem às oitavas da Euro pela primeira vez e podem deixar a competição de cabeça erguida.

Portugal deve muito a classificação ao seu jovem arqueiro. Diogo Costa realizou poucas mas importantes defesas durante o tempo normal e pegou três pênaltis. É candidatíssimo a "Craque da Rodada" pelo blog e possivelmente o Porto receberá muitas propostas pelo goleiro após esta fantástica exibição.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário