terça-feira, 2 de julho de 2024

Pulando o Muro

Gakpo fez um gol e assistiu Malen em outro
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



A azarona Romênia tentou repetir contra a favorita Holanda a estratégia que havia dado certo durante a fase de grupos: usar linhas altas para trancar os rivais. A Oranje, porém, encontrou uma solução muito prática para superar os Tricolorii: usar bolas altas ou longas às costas da defesa.

Edward Iordănescu repetiu o 4-1-4-1 da fase de grupos mas com Mogoș no lugar de Bancu, suspenso. Ronald Koeman, por sua vez, foi de 4-2-3-1 com Dumfries de volta à lateral-direita e Bergwijn na vaga de Malen.

A Tricolorii tentou pressionar a defesa holandesa com linhas altas mas a Oranje tirou proveito da estratégia romena e passou a usar bolas altas na direção de seus três atacantes. Gakpo, recebeu pela esquerda e acertou um petardo de fora da área, sem chances para Niță. Como azar pouco é bobagem, a Romênia perdeu Mogoș por lesão e foi obrigada a queimar uma substituição já na primeira etapa.



Romênia, em 4-1-4-1, tenta imobilizar os holandeses com suas
duas linhas de quatro e avançam com os quatro meio-campistas
para pressionar a defesa rival. Holanda, em 4-2-3-1, responde
com bolas longas às costas da zaga (obtido via this11.com).



A Oranje recua e explora o desespero romeno com contra-ataques mas os holandeses perdem muitos gols feitos -a maioria por mérito do goleiro Niță. A Tricolorii tenta responder subindo a marcação mas esbarra na recomposição rival. A Holanda, enfim, vence o arqueiro adversário em cobrança de escanteio com Gakpo, em jogada de pura raça, serve Malen para fazer o segundo. E deu tempo para o atacante do Borussia Dortmund anotar o terceiro em contra-golpe.

Romênia, mesmo com a goleada, se despede fazendo grande campanha e mostra que o futebol do país tem potencial para reviver seus dias de glória visto que o elenco ainda é predominantemente jovem. Holanda vence com inteligência ao explorar as fraquezas da tática romena. Justamente a Oranje =, que sempre gostou de jogar com a bola no chão, demonstrou que bom senso em campo muitas vezes é mais importante que a convicção.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário