quinta-feira, 11 de julho de 2024

Euro 2024: Balanço das Semifinais

Lamine Yamal foi eleito Craque da Rodada pelo blog
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



A Euro 2024 se encerra no próximo domingo. Confesso que até sinto uma certa tristeza afinal foi com muito prazer que aceitei o desafio de ver e analisar todas as partidas da competição, incluindo as que ocorreram de maneira simultânea durante a terceira rodada da fase de grupos.

Tivemos apenas duas partidas nesta rodada, o que explica a ausência da eleição dos melhores e piores jogos. Ambos os confrontos foram emocionantes com reviravoltas que pareciam improváveis à primeira vista. O futebol apresentado também foi de ótimo nível técnico o que justificou a presença das quatro equipes nesta etapa.

Um destaque negativo foi a incapacidade de França e Holanda lidarem psicologicamente com o cenário adverso. Os Bleus deixaram a tensão tomar conta do elenco e desperdiçaram chances muito claras por pura afobação, enquanto a Oranje parecia mais preocupada em discutir com a arbitragem do que jogar bola. Os capitães Kylian Mbappé e Virgil van Dijk, não obstante, não se mostraram bons líderes e sequer tentaram tranquilizar os companheiros em campo. Como diz o jornalista Luiz Antônio Prósperi, futebol também é jogo de força mental.

Vamos, por fim, aos destaques positivos e negativos das semifinais.



Melhor Time- Espanha: não desmoronou com as falhas de Jesús Navas e conseguiu voltar rapidamente para o jogo apesar do baque inicial. Não obstante, manteve-se fiel ao seu estilo ofensivo a despeito das adversidades.



Pior Time- França: mesmo contando com muitos craques, não conseguiu encontrar soluções para vencer a Furia e ainda se afundou psicologicamente.



SELEÇÃO DA RODADA:



Seleção das semifinais em 4-2-3-1 (imagem obtida via this11.com).



Goleiro- Jordan Pickford (Inglaterra): sem culpa no gol de Simons. Deu menos sustos que seu "concorrente" Unai Simón.

Lateral Direito- Kyle Walker (Inglaterra): seguro na defesa, melhor ainda no apoio.

Zagueiro- John Stones (Inglaterra): neutralizou Gakpo e segurou Weghorst.

Zagueiro- Aymeric Laporte (Espanha): o gol de Kolo Muani saiu pelo seu setor mas foi mais seguro do que seus "concorrentes" -Nacho e Guéhi.

Lateral Esquerdo- Marc Cucurella (Espanha): segurou Dembélé e apoiou bem pela esquerda.

Volante- Kobbie Mainoo (Inglaterra): ótima partida do garoto do Manchester United. Foi bastante atrevido em campo e buscou jogo o tempo todo.

Volante- Declan Rice (Inglaterra): teve de jogar por ele e por Trippier. Falhou no gol de Xavi Simons mas foi muito bem no restante do jogo.

Winger- Lamine Yamal (Espanha): um gol, uma assistência e muita movimentação pela direita.

Meia- Dani Olmo (Espanha): fez um gol (a bola desviou em Koundé antes de entrar) e entendeu-se muito bem com Morata, com ambos invertendo na frente.

Winger- Nico Williams (Espanha): foi o jogador mais perigoso da Espanha durante o segundo tempo. Alugou Koundé até não poder mais.

Atacante- Ollie Watkins (Inglaterra): com mais presença de área do que Kane, bagunçou a defesa da Holanda e fez o gol da classificação.

Treinador- Gareth Southgate (Inglaterra): mexeu bem no segundo tempo e acertou ao apostar em Watkins.



CRAQUE DA RODADA- Lamine Yamal (Espanha): enfim, o garoto Yamal correspondeu às expectativas criadas. Mesmo em um jogo tenso e difícil, botou a bola sob o braço e indicou o caminho aos companheiros.



FLOP DA RODADA- Jules Koundé (França): o zagueiro/lateral direito dos Bleus teve uma noite para esquecer. Fez um gol contra, foi alugado por Nico Williams e demonstrou muito nervosismo em campo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário