domingo, 14 de julho de 2024

Euro 2024: a Grande Final

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024



Enfim chegou o grane dia! Espanha e Inglaterra irão lutar pelo troféu da Euro 2024! Será a renovada Furia de Luis de la Fuente contra um English Team no ápice de sua forma comandado por Gareth Southgate. Nem é necessário escrever que será um grande confronto entre duas potências do futebol com seus elencos milionários.

A Espanha chega à sua quinta final enquanto a Inglaterra estará aqui pela segunda vez. A Furia já ergueu três taças (1964, 2008 e 2012) enquanto o English Team ainda luta pela primeira conquista de sua história.

A renovada Furia de Luis de la Fuente chega bastante diferente do consagrado time de Luis Aragonés e Vicente del Bosque. O Tiki-Taka dá lugar a um estilo de jogo mais objetivo e intenso, com mais jogadas individuais e bolas longas. A Espanha até troca alguns passes como fizera contra a Albânia e a França mas há bem menos toques na bola em relação à lendária geração 2008-2012.

A Espanha atua no 4-2-3-1 atacando com seus ponteiros velocistas (Yamal e Nico Williams) tentando infiltrações ou cruzamentos na direção de Morata. Outra estratégia é subir as linhas e arriscar chutes de fora da área com os volantes Rodri e Fabián Ruiz. A recomposição é do tipo "perde-pressiona" com os marcadores tentando recuperar a bola o mais rápido possível para articular um contra-ataque o quanto antes.

Os rivais conseguiram vazar a Espanha com contra-ataques pelos lados -a Geórgia e a Alemanha fizeram seus gols a partir do espaço defendido por Cucurella. As bolas longas às costas da defesa também se mostraram eficazes (estratégia adotada pela França), embora a recomposição ibérica tenha dado conta do recado na ocasião.



Possível escalação da Espanha em 4-2-3-1 (obtido via www.footballuser.com).



O English Team de Gareth Southgate tem sido um verdadeiro paradoxo ao treinador: montar um time estrelado com o máximo de astros em campo, ou ter o bom senso e escalar os jogadores que estão rendendo melhor? O próprio blogueiro criticou o técnico por inventar Trippier na lateral esquerda ou Alexander Arnold de volante.

A Inglaterra geralmente começa as partidas em 3-4-3/3-6-1 com Walker atuando como terceiro zagueiro e Trippier subindo para o meio-de-campo. As jogadas geralmente são pela direita buscando Saka. Bellingham e Kane costumam inverter posições na frente mas o meia do Real Madrid, por vezes, atua como um atacante/ponta pela esquerda. Os ingleses costumam marcar com linhas altas de modo a preencher o campo e dificultar os contra-golpes adversários. Outra arma dos Three Lions é tentar gols durante os minutos finais quando não há mais tempo de reação.

O elo fraco da Inglaterra tem sido o lateral-direito Kieran Trippier, que atua na esquerda por sua seleção. Vários gols sofridos pelo English Team foram anotados a partir do setor defendido pelo atleta do Newcastle United.



Possível escalação da Inglaterra em 3-6-1 (obtido via www.footballuser.com).



O grande destaque da Furia, na opinião do autor, é o volante Fabián Ruiz que oferece muita solidez defensiva à Espanha e ainda é uma verdadeira ameaça com seus chutes de fora da área. Pelo English Team, o blogueiro destaca o meia-atacante Bukayo Saka que é o atleta mais regular da Inglaterra (sua única partida ruim foi contra a Suíça, quando deslocado para a esquerda) e que possui muitos recursos para improvisar jogadas.

Conheceremos o grande vencedor durante a tarde de hoje pelos canais Globo/Sportv e também pelo Cazé TV no Youtube a partir das 16h (horário de Brasília). Boa sorte a ambas as seleções e que vença a melhor! 



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário