quarta-feira, 3 de julho de 2024

Nó Tático

Demiral (camisa 3) fez os dois gols para a Turquia
(imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024).



Vicenzo Montella estava em baixa na Itália mas parece ter se reencontrado na Turquia. O ex-atacante assumiu os Yıldızlılar na metade de 2023 e vem obtendo resultados convincentes, ajudado pela atual safra de jovens e promissores atletas. O treinador estava desfalcado de seu capitão Hakan Çalhanoğlu contra a ótima Áustria de Ralf Ragnick mas isto não chegou a ser um problema: o italiano mudou o esquema e deu um nó tático no alemão.

Ragnick, também com alguns desfalques, escalou a Áustria em 4-2-3-1 assim como fizera durante a fase de grupos. Montella formou a Turquia em um 4-2-3-1 "teórico" mas mudou o posicionamento de todos os seus jogadores com o time funcionado em um 3-5-2.

Os Yıldızlılar posicionaram o meia Arda Güller como referência na área e deslocaram o atacante Yılmaz pela direita. O camisa 21 deixou Mwene e Lienhart completamente perdidos em campo. Quando a dupla se deu conta do que estava acontecendo, já estavam perdendo por 1x0 com gol do zagueiro Demiral em cobrança de escanteio. 

Os Burschen tentaram responder na imposição física e também utilizando a movimentação de Sabitzer e Arnautović mas foram encaixados pela linha de cinco dos Yıldızlılar. A Turquia seguiu mais perigosa com seus contra-ataques pela direita e foi para o intervalo em vantagem.



Áustria, em 4-2-3-1, não consegue transpor a linha de cinco dos
turcos. Turquia, em 3-5-2, responde principalmente pela direita
com Yılmaz (imagem obtida via this11.com).



Ralf Ragnick troca Mwene e Schmid por Prass e Gregoritsch mudando o esquema para 4-4-2/4-2-4 com o propósito de vencer a linha de cinco dos turcos além de fechar os espaços para Yılmaz mas não adiantou muito: o atacante conseguiu um novo escanteio por aquele lado e Demiral, em mais um cabeceio, ampliou para 2x0.

Toda aquela intensidade dos Yıldızlılar durante a primeira etapa, porém, cobrou o seu preço na segunda e os turcos se cansaram por volta dos 70 minutos, o que foi um convite para os grandões austríacos se aproximarem. Montella promoveu mudanças para reforçar a defesa mas poderia ter mantido Güler e Yıldız que ainda estavam bem na partida.

Os Burschen conseguem diminuir com Gregoritsch em cobrança de escanteio e vão para cima dos turcos durante os minutos finais -até o goleiro Pentz vai para a área nas bolas paradas visando evitar a eliminação. Os Yıldızlılar, já sem fôlego para buscarem algum contra-ataque, sofrem até o final e conseguem a classificação.

A Áustria se despede da Euro 2024 realizando uma grande campanha mas esbarrando na estratégia de Montella. Os Burschen souberam aliar a força física de seus atletas com a ofensividade. Uma pena que seus principais jogadores, Sabitzer e Arnautović, já sejam trintões e dificilmente permanecerão na seleção a longo prazo.

Turquia consagra sua jovem e promissora geração de atletas. Os Yıldızlılar, com muita raça e leveza, estão encantando na Euro 2024. E o treinador Vicenzo Montella vai renascendo após tantos trabalhos contestáveis. A vitória sobre a Áustria teve a mão do técnico italiano.



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário