terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Segunda Chance de Breno

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



A administração dos atuais dirigentes do São Paulo está muito longe de ser considerada exemplar. Brigas políticas, salários atrasados, ausência de um patrocinador master, dívidas e outros problemas rebaixaram o Tricolor de um clube exemplar para uma entidade comum.

As religiões orientais e o seu livro de auto-ajuda favorito, no entanto, já deve ter explicado que as pessoas não são totalmente boas ou más. Nada é preto no branco. Mesmo cartolas são-paulinos, que vêm cometendo muitos erros recentemente, também cometem acertos. E o retorno de Breno ao Morumbi foi uma atitude totalmente exemplar, um gesto digno de aplausos.

O zagueiro Breno, para quem não sabe ou não se lembra, é cria da base são-paulina. Ele foi efetivado ao time principal do Tricolor quando tinha apenas 17 anos e fez parte da vitoriosa campanha de 2007 que culminou no quinto título brasileiro ao São Paulo. De quebra, o defensor foi eleito revelação do campeonato, o melhor jogador de sua posição e foi negociado com o Bayern München por cerca de R$ 37 milhões na época.

O jogador, contudo, apresentou problemas com o alcoolismo na Alemanha e foi preso em 2011 após incendiar a própria casa. Deixou a prisão em 2013 e acertou com o clube que o revelou, onde treinou até ser novamente relacionado neste ano.

Não posso afirmar com quais intenções os dirigentes são-paulinos resgataram seu ex-atleta, mas foi realmente uma atitude muito nobre, tanto de Juvenal Juvêncio (que era o presidente em 2013, quando Breno foi contratado) quanto de Carlos Miguel Aidar (o atual dirigente e que manteve o jogador no clube).



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Os treinadores Muricy Ramalho e Juan Carlos Osorio também merecem elogios por abrirem as portas do clube novamente ao zagueiro. Muricy, que foi o treinador de Breno em 2007, permitiu que o jogador voltasse a treinar no clube. Osorio não apenas manteve o atleta no time como voltou a relacioná-lo recentemente.

A reestreia de Breno aconteceu durante uma partida muito difícil, justamente contra o grande rival Corinthians. Há oito anos atrás, o zagueiro estava acostumado a ver o Tricolor, que vivia um grande momento, aplicar grandes surras no Timão, que estava em crise na época. Hoje, contudo, isto se inverteu.

Osorio demonstrou muita ousadia e também muita confiança ao colocar um atleta fora de forma e que estava há mais de dois anos sem atuar justamente em um clássico. Breno não fez exatamente uma partida brilhante, mostrou que ainda precisa suar muito a camisa para voltar aos seus dias de glória, mas isto foi o que menos importou. Nem mesmo o placar, que terminou em empate por 1x1, serviu para diminuir o brilho do renascimento do zagueiro no futebol.

Breno, vale lembrar, hoje é um ex-detento. Se fosse um ex-presidiário qualquer, estaria sendo discriminado, marginalizado e desprezado como muitos aqui no Brasil. Provavelmente, cairia no crime novamente por não encontrar ninguém disposto a lhe conceder uma segunda chance pelo fato de ter antecedentes criminais.

O zagueiro, porém, teve uma oportunidade que nenhum ex-detento no Brasil encontraria. Breno deve agarrar esta chance e aproveitá-la como nunca.

Critico muito os dirigentes aqui no blog pelos seus erros administrativos, mas temos de admitir que eles foram extremamente nobres ao abrirem as portas do São Paulo novamente a Breno. Os treinadores também merecem aplausos por concederem esta segunda chance ao zagueiro e recuperá-lo em definitivo.

Parabéns a todos que permitiram o retorno de Breno ao Morumbi pelo gesto. Que o zagueiro tenha boa sorte daqui pra frente e que consiga renascer em definitivo no futebol!



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/



Leia Mais:

Cosme Rímoli- O São Paulo conseguiu o que muitos duvidavam. Breno está recuperado. Mérito de Milton Cruz, Muricy, Juvenal e Osório. Que o Botafogo siga o caminho e salve a vida de Jobson…: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/o-sao-paulo-conseguiu-o-que-muitos-duvidavam-breno-esta-recuperado-merito-de-milton-cruz-muricy-juvenal-e-osorio-que-o-botafogo-siga-o-caminho-e-salve-a-vida-de-jobson-10082015/



YAYA TOURÉ

Terminou ontem a primeira rodada da Premier League 2015-16. O Manchester City visitou o West Bromwich Albion e não tomou conhecimento dos donos da casa ao golearem por 3x0. O volante Yaya Touré foi o destaque com dois tentos anotados. Fico pensando o porquê do marfinense não ter permanecido no Barcelona diante de tamanho talento demonstrado temporada após temporada.



PARAPAN

O Brasil segue soberano no quadro de medalhas Parapan. No terceiro dia da competição, nossos paratletas conquistaram 39 ouros, 26 pratas e 29 bronzes. Para se ter uma ideia, o Canadá, segundo colocado, conquistou 19 medalhas ouro, menos da metade que os nossos paratletas. Os nossos paratletas estão brilhando e colocando nosso país em evidência no Parapan apesar do pouquíssimo apoio recebido. Espero que eles recebam o devido reconhecimento após o término dos jogos, sobretudo caso o nosso país termine em primeiro no quadro geral de medalhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário