segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Recompensa aos Medíocres

Imagem extraída do Facebook oficial do Santos- https://www.facebook.com/santosfc/



Chegar à seleção de seu país é o sonho de qualquer jogador. É a recompensa ao atleta pela dedicação em campo e também um trampolim para vôos mais altos, afinal os grandes clubes sabem que atletas medíocres raramente são eleitos para representar uma nação.

Clubes e empresários também ganham com isso, afinal os jogadores que vestem a camisa de uma seleção são sempre valorizados no mercado e isto significa oportunidades de lucrar com uma possível transação no futuro.

Mas o que deveria ser uma recompensa a muitos, acaba se tornando um castigo aqui no Brasil. Tudo porque os campeonatos daqui não param nas chamadas "datas FIFA" e os times são obrigados a atuar desfalcados. Tudo devido ao calendário imposto pela CBF que consegue prejudicar os times que possuem bons jogadores.

Jefferson (Botafogo), Alisson (Internacional), Marcelo Grohe (Grêmio), Douglas Santos (Atlético Mineiro), Elias (Corinthians) e Lucas Lima (Santos) desfalcarão suas respectivas equipes entre os dias 3 e 9 de setembro. Três rodadas do Brasileirão ocorrerão neste período.

Os clubes, obviamente, tentam pedir a dispensa de seus atletas para não serem prejudicados, mas pouco podem fazer. Os próprios jogadores têm o desejo de atuar pela Seleção, sob do risco de nunca mais serem chamados caso recusem a convocação.

Quem acaba se beneficiando disso tudo são os times em pior situação, que não precisam ceder jogadores à Seleção e, com isso, vêem a chance de se recuperar às custas das perdas de rivais desfalcados. É uma recompensa a times medíocres.

O nosso futebol já está ruim e ainda vemos os melhores times dos campeonatos serem prejudicados justamente por terem bons jogadores. Acaba sendo muito mais benéfico às equipes jogarem um futebol medíocre e contratar menos craques. Desta forma, os riscos de se perder um atleta importante para a Seleção são menores e o clube não precisaria abrir mão de um titular em momentos mais decisivos, como agora. E o nosso esporte fica ainda mais nivelado por baixo.

Tudo isto poderia ser perfeitamente evitado com ajustes no calendário, algo que ocorre na Europa. Os campeonatos do Velho Continente são suspensos nas "datas FIFA" justamente para que os clubes não sejam prejudicados com as convocações.

Enquanto isso não ocorre, nosso futebol vai sofrendo com a inversão de valores, com os melhores times sendo prejudicados e os piores beneficiados.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF/



QUENTE OU FRIA?

A transferência do meia belga Kevin De Bruyne foi, enfim, formalizada. O Manchester City pagou 70 milhões de Euros ao Wolfsburg para ficar com o meio-campista. A questão é: agora que o City tem o jogador, ele terá chances reais de atuar, ou ficará no banco novamente? Vale lembrar que De Bruyne estava no milionário Chelsea antes de vir ao Wolfsburg e o belga ficou boa parte do tempo na geladeira enquanto esteve a serviço dos Blues. Como esses times milionários sempre têm dezenas de opções no elenco, até mesmo craques acabam encostados nessas equipes.



BÊNÇÃO!

Gabriel Jesus mostrou suas credenciais. Ele fez um dos gols diante do Cruzeiro na Copa do Brasil e deixou seu cartão de visita novamente diante do Joinville, com dois gols e uma assistência. Ele é realmente um bom jogador, mas é preciso calma com o garoto para que ele não se perca com todo esse assédio recebido por fãs e imprensa. Ele precisa ser muito bem assessorado e protegido para que continue evoluindo.



PARABÉNS, FARMÁCIA!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/voleifarmausp

Gostaria de parabenizar o time de vôlei feminino de minha faculdade, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Nossas meninas venceram o Grand Prix de Vôlei da USP sem perderem um set sequer! Foram duas vitórias no sábado, sobre a Odontologia e a Veterinária, e mais duas no domingo, sobre o IME e a FFLCH. O destaque foi a meio de rede Malu (a quarta jogadora em pé, da esquerda para a direita), eleita a melhor central da competição. Parabéns às meninas pelo desempenho brilhante em quadra e à comissão técnica pelo excelente trabalho realizado! Que venham mais conquistas como esta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário