domingo, 9 de agosto de 2015

Shaqiri Seria um Bom Substituto para Arda

Imagem extraída do Facebook oficial de Xherdan
Shaqiri- https://www.facebook.com/XS1991/



Vai temporada, vem temporada e os clubes de maior poder aquisitivo sempre tiram os melhores jogadores dos times de menor poderio financeiro. E não há muito o que fazer nestes casos, afinal é sempre muito difícil competir com as ofertas salariais dos milionários e os clubes precisam equilibrar as finanças de alguma forma.

O Atlético de Madrid perdeu o winger Arda Turan na última janela de transferências para o rival Barcelona. Não sei dizer exatamente por que o clube catalão contratou um jogador de 28 anos para ser reserva de Neymar (que está com 22), mas a transferência está concretizada. O turco ainda não tem data para estrear pelo Barça devido a uma punição que impede o clube blaugrana de utilizar atletas contratados.

Arda era um dos jogadores mais importantes no Atlético de Madrid. O turco até utilizava a camisa 10 do clube rojiblanco. Suas características ofensivas e defensivas eram muito bem aproveitadas no 4-4-2 imposto por Diego Simeone: Arda formou uma grande dupla com os laterais Filipe Luís e Guilherme Siqueira pelo lado esquerdo do campo, com os laterais e o turco atacando ou defendendo por aquele lado em perfeita sincronia. Arda também tem muita presença de área e anotou muitos gols durante sua passagem pelo Atleti. Ele também chegou a jogar pelo lado direito durante a ausência de Koke (Griezmann fez a ala esquerda nestes jogos), mas não se saiu muito bem na função.



Atlético de Madrid durante a temporada 2013-14: Arda se
movimenta pela esquerda indo à linha de fundo para servir os
atacantes ou então entrando na área com jogadas individuais.
O turco também volta para ajudar na defesa pelo lado esquerdo.
Tudo isso auxiliado pelo lateral Filipe Luís (obtido via this11.com).



O Atlético, em princípio, não buscará um substituto para o turco. Acredito que Griezmann fará a ponta esquerda no lugar de Arda enquanto a dupla de atacantes será formada por Fernando Torres e o recém-contratado Jackson Martínez.

Eu, no entanto, vejo um substituto perfeito para Arda bem ao alcance do Atlético: o suíço Xherdan Shaqiri, ex-Bayern e que defende a Internazionale de Milano atualmente.

Shaqiri é o principal atleta da Seleção Suíça. Ele deixou o clube bávaro no começo do ano em busca de titularidade -ele era o reserva de Ribéry no Bayern.

O suíço (que, na verdade, nasceu no Kosovo) é caro, mas poderia vir facilmente ao Atlético. Tudo porque o clube madrilenho vendeu o zagueiro Miranda à Inter mas o pagamento não teria sido efetivado e o defensor brasileiro poderia voltar para o Vicente Calderón.

Minha ideia é que os Colchoneros "troquem" Miranda por Shaqiri. E eu acredito que o clube espanhol teria muito a ganhar, afinal o suíço compartilha de muitas características em comum com Arda, pelo fato de jogar pela esquerda, fazer boas jogadas individuais (incluindo dribles e lances em velocidade), apoiar e marcar com a mesma eficiência. O "baixinho" ainda pode jogar no lado direito ou mesmo pelo meio quando necessário. Uma última vantagem é que o suíço tem apenas 23 anos (faz 24 em outubro) e poderia render algum lucro ao clube espanhol em uma possível futura transação.

O atleta, por sua vez, teria grandes chances de ficar com a titularidade -Griezmann voltaria a atuar próximo à área como segundo atacante enquanto Jackson ou Torres seriam a referência de área- e ainda ganharia a desejada visibilidade ao jogar a Champions League -lembrando que o Atlético de Madrid está classificado para a competição continental enquanto a Internazionale passou longe da vaga para a Liga dos Campeões.



Três possíveis funções que Shaqiri poderia desempenhar
 no Atlético: ponta-esquerda, armação ou ponta-direita
(imagem obtida via this11.com).



Resta saber se o Atlético e o treinador Simeone aceitariam de bom grado a vinda de Shaqiri ao invés de dinheiro pela cessão de Miranda, afinal a reportagem deu a entender que o clube deseja obter lucro com a venda do zagueiro brasileiro, e não um outro jogador em troca.

Eu, no entanto, insisto que tanto o clube espanhol quanto o "baixinho" suíço teriam muito a ganhar com esta possível transação.



Imagem extraída do Facebook oficial de Xherdan Shaqiri- https://www.facebook.com/XS1991/



COMEÇOU DEVAGAR

O Campeonato Inglês -também conhecido como "Premier League"- começou neste final de semana. E, pelo jeito, os grandes clubes ainda estão de ressaca das férias. O Manchester United jogou mal no Old Trafford diante do Tottenham e precisou da ajuda do lateral Walker, que fez um gol contra em favor dos Red Devils. O Chelsea não passou de um empate no Stamford Bridge diante do Swansea City e só não sofreu a derrota graças ao goleiro Asmir Begović -o titular Courtois foi expulso na partida e prejudicou sua equipe. E o Arsenal perdeu em pleno Emirates Stadium para o West Ham United. Foi só a primeira rodada e ainda muita água vai rolar, vale sempre lembrar: muito mais importante que vencer os jogos difíceis é não desperdiçar pontos contra os rivais mais fáceis, pois estes pontos podem fazer falta na reta final.



PSG HEROICO

A Ligue 1 também teve seu início neste final de semana. E o Paris Saint-Germain conseguiu uma vitória heroica graças ao gol do winger Lucas Moura. O time parisiense visitou o Lille sem o atacante Ibrahimović, teve o volante Rabiot expulso ainda no primeiro tempo e precisou segurar a pressão dos Dogues. Não simpatizo muito com o time da capital francesa, mas tenho que admitir que a equipe comandada pelo treinador Laurent Blanc foi heroica no Pierre-Mauroy.



TCHAU, BIELSA

Ainda na Ligue 1, o treinador Marcelo Bielsa pediu demissão neste final de semana após ter perdido em casa para o Caen. Eram fortes os rumores de que o treinador argentino estaria negociando com um clube do México, mas o técnico alegou "instabilidade provocada por mudanças nos termos do contrato assinado". Vale lembrar que o clube marselhês se desfez de muitos jogadores importantes na última janela de transferências (Payet, Gignac, André Ayew, ...) e isto pode ter interferido no desempenho da equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário