sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Começa a Bundesliga 2015-16

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern/



Começa hoje o Campeonato Alemão, também conhecido como Bundesliga. E a competição estará de casa nova aqui no Brasil, sendo exibida pelo canal Fox Sports a partir desta temporada. Até então, o campeonato era exibido com exclusividade pela emissora ESPN.

O mundo voltou a respeitar o futebol alemão desde a conquista da Champions League 2012-13 pelo Bayern München (o também alemão Borussia Dortmund foi vice na mesma edição) e também com o tetracampeonato da Seleção Alemã na última Copa do Mundo. Tais feitos são frutos de profundas mudanças no futebol do país que incluem investimentos maciços nas categorias de base e a troca da força pelo talento e técnica. O futebol alemão hoje não é apenas vitorioso, como também é mais agradável de se assistir.

O gigante Bayern München, como sempre, é o grande favorito para ficar com a taça. A equipe ergueu nada menos do que 25 troféus na competição. O time bávaro, que é a base da Seleção Alemã, sempre faz grandes contratações a cada temporada além de investir forte na formação de atletas. Thomas Müller, Philipp Lahm e David Alaba são todos oriundos das categorias de base da equipe de Munique. Resta saber como a equipe vai se comportar na terceira temporada sob a batuta de Guardiola, que vem sendo duramente contestado.

Wolfsburg, Borussia Mönchengladbach e Bayer Leverkusen foram as equipes que conquistaram vaga para a Champions League. Os três times contam com bons elencos, principalmente no meio-de-campo. Estes clubes, porém, ainda correm risco de perderem atletas importantes durante esta janela de transferências. O Wolfsburg, por exemplo, vem sofrendo com as especulações a respeito de uma possível saída do meia Kevin De Bruyne. Curiosamente, Leverkusen e Mönchengladbach perderam, respectivamente, os atacantes Josip Drmić e Max Kruse para o próprio Wolfsburg. Acredito que o desempenho dessas equipes estará atrelado às suas respectivas capacidades de segurarem suas estrelas. Se conseguirem, poderão, ao menos, repetir as boas campanhas da temporada anterior.

O meu Borussia Dortmund sofreu com os desfalques causados pelas lesões na temporada anterior e deixou escapar pontos importantes na briga pela vaga da Champions. O time aurinegro, contudo, conseguiu segurar suas estrelas -Hummels, Gündoğan e Aubameyang foram os mais assediados. Os reforços de maior relevância são o volante Gonzalo Castro (ex-Leverkusen) e o treinador Thomas Tuchel (ex-Mainz 05). Se o time não tiver tantos desfalques novamente, há chances até mesmo de reaver a Salva de Prata, algo que não acontece desde 2011-12.

O arquirrival Schalke 04 também conseguiu segurar seus principais atletas por mais uma temporada. Höwedes e Draxler, portanto, devem ficar por pelo menos mais uma temporada. A principal contratação foi o atacante argentino Franco Di Santo (ex-Werder Bremen). A polêmica envolvendo o lateral Marco Höger, o meia Sidney Sam e o volante Kevin-Prince Boateng também parece ter sido resolvida -o trio foi suspenso ao final da temporada passada. Se o time não se complicar como na temporada passada, dá para sonhar com o retorno à Champions.

Stuttgart e Hamburger (ou Hamburgo) vão ter de se virar se quiserem reviver seus dias de glória. Os dois times não brigam por títulos há anos e ainda flertaram com o rebaixamento na temporada passada. Os Dinossauros, inclusive, só se salvaram nos playoffs contra o Karlsruher. Ambos os times contam com muitos jogadores com passagens pelas suas respectivas seleções, mas isto não parece ter ajudado nas últimas campanhas. Como os times também mudaram pouco com relação à temporada anterior, as expectativas não são muito boas para 2015-16.

O Werder Bremen é tido como candidato a surpresa devido ao seu desempenho na pré-temporada. A equipe Grün-Weißen já contou com nomes como Klose, Mertesacker, Özil e Marko Marin. Eu não costumo me empolgar com desempenhos em jogos não-oficiais, afinal o clima das partidas onde há algo em disputa é sempre diferente. No papel, o elenco do Bremen é o que possui menos estrelas dos times mencionados aqui nesta resenha, mas este time costuma revelar muitos bons jogadores.

Dos demais times, vejo poucas possibilidades de surpresas, mas jogadores como Roberto Firmino (ex-Hoffenhein) e Josip Drmić (ex-Nürnberg) vieram de equipes pouco conhecidas por aqui. Podemos ter novos destaques individuais oriundos dos times que têm menos espaço na mídia.

O jogo de abertura da Bundesliga 2015-16 será Bayern X Hamburger, a ser realizado na Allianz-Arena, às 15:00h (horário de Brasília) no canal Fox Sports.



Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern/



NOVO E VELHO

Dunga convocou os seguinte atletas para os amistosos contra Estados Unidos e Costa Rica:

GOLEIROS: Jefferson (Botafogo), Alisson (Internacional) e Marcelo Grohe (Grêmio)

LATERAIS: Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Real Madrid), Douglas Santos (Atlético Mineiro) e Filipe Luis (Atlético de Madrid)

ZAGUEIROS: Miranda (Inter de Milão), David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG) e Gabriel Paulista (Arsenal)

VOLANTES: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Ramires (Chelsea)

MEIAS E WINGERS: Willian (Chelsea), Oscar (Chelsea), Douglas Costa (Bayern München), Kaká (Orlando City), Lucas Lima (Santos) e Lucas (PSG)

ATACANTES: Neymar (Barcelona), Roberto Firmino (Liverpool) e Hulk (Zenit)

Contesto aqui as convocações de Gabriel (ainda reserva no Arsenal), Fernandinho (foi mal na Copa América) e Douglas Costa (idem). Dunga deveria aproveitar e convocar mais atletas jovens, ainda mais levando-se em conta que os próximos rivais não têm muita tradição no futebol, mas como ele está sendo pressionado por resultados, isto está fora de cogitação. E assim caminha a Seleção Brasileira, com o curto prazo sendo valorizado em detrimento ao longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário