quarta-feira, 2 de setembro de 2020

França Africana Futebol Clube

Reprodução www.instagram.com/e.cama10/



O volante Eduardo Camavinga (foto acima) recebeu uma chance do treinador Didier Deschamps para a Liga das Nações da UEFA, a ser realizada nos próximos dias. O meio-campista terá sua primeira chance na Seleção Francesa, mas seu destino poderia ser outro. O jogador poderia, segundo as normas da FIFA, defender a seleção angolana (ele nasceu na cidade de Miconge, Angola) ou congolesa (seus pais nasceram na República Democrática do Congo).

Discussões a respeito de jogadores como Camavinga vieram à tona quando a França sagrou-se bicamepeã mundial em 2018, afinal a grande maioria dos selecionados (13 dos 23 convocados) era descendente de algum país africano. Dois deles, inclusive, nasceram no continente mas imigraram ainda crianças para a França e optaram por defender o país onde cresceram: o zagueiro Samuel Umtiti  e o goleiro Steve Mandanda (seus países de origem estão descritos abaixo).

Tal discussão ganhou ainda mais relevância com o crescente aumento de grupos ultra-nacionalistas e xenofóbicos na Europa, geralmente contrários à imigração para o Velho Continente. Tais grupos argumentam que a presença de migrantes causaria muitos problemas econômicos-sociais em seus respectivos países, incluindo desemprego, aumento da criminalidade e até mesmo terrorismo.

É fato, contudo, que os imigrantes africanos e seus descendentes foram fundamentais para que a seleção francesa conquistasse seus títulos. A seleção de campeã de 1998, por exemplo, contava com o zagueiro/volante Marcel Desailly e o meio-campista Patrick Vieira, ambos naturalizados. Isso sem mencionar que seu principal jogador, Zinedine Zidane, é descendente de argelinos e sempre faz questão de exaltar suas origens.

Pensando nisso, o blog Farma Football elaborou uma seleção francesa formada apenas por jogadores nascidos em solo africano (ou quase, uma vez que há uma pequena exceção na lista).



STEVE MANDANDA



Imagem extraída de www.facebook.com/mandanda30/



LOCAL DE NASCIMENTO- Kinshasa, Zaire (atual República Democrática do Congo)

POSIÇÃO- Goleiro

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- um

Ídolo do Olympique de Marseille, Mandanda foi o único goleiro naturalizado a vencer uma Copa do Mundo pela França e também o segundo arqueiro negro a conseguir tal façanha pelos Bleus (o primeiro foi Bernard Lama, em 1998). Mandanda tem um irmão, o também goleiro Parfait, que realizou o caminho inverso: nasceu na França e se naturalizou congolês.



JEAN-ALAIN BOUMSONG

LOCAL DE NASCIMENTO- Duala, Camarões

POSIÇÃO- Zagueiro

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- um

Boumsong representou a França em duas Eurocopas (2004 e 2008), uma Copa do Mundo (2006) e na Copa das Confederações de 2003, tendo conquistado esta última. O defensor ajudou a Juventus a retornar à Serie A em 2006 e também foi campeão pelo Lyon em 2008, participando das últimas conquistas da geração de Juninho Pernambucano.



SAMUEL UMTITI



Imagem extraída de www.facebook.com/SamuelUmtiti/



LOCAL DE NASCIMENTO- Yaoundé, Camarões

POSIÇÃO- Zagueiro

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- um

Umtiti chegou a ser indagado sobre a possibilidade de representar o Camarões durante entrevista na Copa 2018. O zagueiro declarou na ocasião optou por defender a França por gratidão ao país que "lhe deu tudo o que conquistou".



MARCEL DESAILLY



Imagem extraída de www.facebook.com/marceldesailly8/



LOCAL DE NASCIMENTO- Acra, Gana

POSIÇÃO- Zagueiro/Volante

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- quatro

Desailly faturou a Copa do Mundo de 1998, a Euro 2000 e duas Copas das Confederações de (2001 e 2003), tendo sido o capitão nas duas últimas. O jogador foi batizado como "Odenke Abbey" mas mudou seu nome para "Marcel Desailly" após se mudar para a França. Mesmo tendo defendido os Bleus, o ex-zagueiro jamais esqueceu suas raízes ganesas. Desailly, inclusive, foi comentarista da Copa Africana de Nações 2015 por uma emissora ganesa junto com o também ex-zagueiro Sammy Kuffour.



PATRICE EVRA



Imagem extraída de www.facebook.com/PatriceEvraOfficial/



LOCAL DE NASCIMENTO- Dacar, Senegal

POSIÇÃO- Lateral-Esquerdo

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- nenhum

Evra foi capitão da França na turbulenta Copa de 2010, marcada por desentendimentos entre jogadores e o treinador Raymond Domenech. O ex-lateral é bastante lembrado pela sua passagem pelo Manchester United quando conquistou muitos troféus e também pelas polêmicas com Luis Suárez, que defendia o arquirrival Liverpool na época -o atacante uruguaio proferiu insultos racistas contra o francês e, posteriormente, negou-se a cumprimentar o defensor. Atualmente está estudando para se tornar treinador.



CLAUDE MAKÉLÉLÉ



Imagem extraída de www.facebook.com/Makeleleofficial/



LOCAL DE NASCIMENTO- Kinshasa, Zaire (atual República Democrática do Congo)

POSIÇÃO- Volante

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- nenhum

Considerado um dos melhores cabeças-de-área de todos os tempos, Makélélé jamais conseguiu faturar um troféu pela sua seleção, algo que nunca lhe faltou nos clubes que representou. Atualmente está no Chelsea onde trabalha na comissão técnica do clube.



PATRICK VIEIRA



Imagem extraída de www.facebook.com/OfficialVieira/



LOCAL DE NASCIMENTO- Dacar, Sengal

POSIÇÃO- Volante

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- três

Vieira conquistou a Copa do Mundo de 1998, a Euro 2000 e a Copa das Confederações 2001, além de ter capitaneado a França na Euro 2008. O ex-volante ficou eternizado no Arsenal por capitanear a equipe que faturou a Premier League de forma invicta na temporada 2003-04. O ex-jogador também é lembrado negativamente pela grande quantidade de faltas cometidas ao longo da carreira. Atualmente é treinador do Nice.



EDUARDO CAMAVINGA

LOCAL DE NASCIMENTO- Miconge, Angola

POSIÇÃO- Volante/Meia

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- nenhum

Camavinga é o mais novo "africano" convocado para defender a França. O jogador vem se destacando no Stade Rennais (ou Rennes) e chamou a atenção do treinador Didier Deschamps. Vale lembrar que, caso Camavinga não entre em campo nas partidas da Liga das Nações, ele ainda poderia pleitear defender outro país.



RIO MAVUBA



Imagem extraída de www.facebook.com/riomavuba/



LOCAL DE NASCIMENTO- nasceu no mar (seus pais vieram como refugiados de Angola)

POSIÇÃO- Volante/Meia

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- nenhum

A comovente história de Rio Mavuba chamou a atenção da mídia às vésperas da Copa 2014. Dos atletas e ex-atletas mencionados aqui, ele foi o único que não nasceu em solo africano. Mavuba havia se aposentado em 2018 mas voltou a atuar por clubes menores da França.



JEAN TIGANA

LOCAL DE NASCIMENTO- Bamako, Sudão Francês (atual Mali)

POSIÇÃO- Volante/Meia

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- um

Tigana fez parte da lendária geração que conquistou o primeiro título da Seleção Francesa, a Euro 1984. Formou o "quadrado mágico" daquela equipe junto com Michel Platini, Luis Fernández e Alain Giresse. Também atuou como treinador e conquistou alguns títulos no banco de reservas -o mais relevante foi o Campeonato Francês com o Monaco em 1997.



JUST FONTAINE

LOCAL DE NASCIMENTO- Marrakech, Marrocos Francês (atual Marrocos)

POSIÇÃO- Atacante

TÍTULOS PELA SELEÇÃO- nenhum

Fontaine é considerado um dos maiores jogadores franceses de todos os tempos ao lado de Michel Platini e Zinedine Zidane. Dos jogadores e ex-jogadores apresentados aqui, Fontaine é o único que não possui alguma etnia africana -o ex-atacante é filho de pais europeus e nasceu no Marrocos quando o país ainda era uma colônia francesa.



Uma seleção francesa escalada apenas com
jogadores nascidos no continente africano
(imagem obtida via www.footballuser.com/)




Nenhum comentário:

Postar um comentário