quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Bola Fora

O volante uruguaio Álvaro González (direita) foi confundido com o homônimo espanhol
(esquerda), acusado de ter ofendido Neymar (montagem realizada com imagens reproduzidas de

 
 
Olá, leitoras e leitores. Enfim, terminei o uso do anti-alérgico e a sonolência, aos poucos, está diminuindo. Com isso, poderei voltar a escrever e os posts voltarão a ter regularidade aqui no blog.

O zagueiro espanhol Álvaro González se envolveu em uma polêmica com o atacante brasileiro Neymar no triunfo de 1 x 0 do Olympique de Marseille sobre o Paris Saint-Germain. O defensor teria proferido insultos racistas contra o rival, o que gerou uma confusão generalizada com cinco atletas expulsos, incluindo os próprios González e Neymar.
 
O incidente gerou uma grande revolta, principalmente de fãs brasileiros que foram às redes sociais e lançaram milhares de mensagens de protestos, muitas delas impublicáveis aqui no blog.
 
O espanhol, porém, possui um homônimo uruguaio, o volante Álvaro González, que acabou sendo confundido com o zagueiro por alguns torcedores brasileiros. Até mesmo o jornalista Cosme Rímoli se confundiu com os atletas em questão.
 
O meio-campista uruguaio até postou em seu Instagram que não se tratava do xará espanhol. O volante, que atualmente está no Defensor, ainda declarou que chegou a se desentender com Neymar durante algumas partidas mas que também repudia o racismo.



Álvaro González (o uruguaio) já discutiu com Neymar em campo, mas declarou que
sempre foi contra o racismo (reprodução www.instagram.com/tatagonzalezoficial/)



O incidente envolvendo Neymar e Álvaro González (o espanhol) está sendo investigado pelas autoridades competentes. Enquanto o defensor é acusado pelos insultos racistas, o atacante teria proferido ofensas homofóbicas além de tentar agredir o rival -o brasileiro acabou levando dois jogos de gancho. O zagueiro negou as acusações e postou nas redes sociais que não é racista junto de uma foto sua com vários colegas afro-descendentes. O suposto preconceito ainda não havia sido julgado até o encerramento deste texto.

Álvaro González (o uruguaio), por sua vez, aparentemente não tomou nenhuma providência pelos insultos que recebeu através das redes sociais. O meio-campista, provavelmente, compreendeu o motivo da confusão e, até o fechamento deste texto, não havia acionado a justiça pelas ofensas.

O incidente envolvendo os homônimos demonstra, mais uma vez, o quanto é importante averiguar os fatos antes de se tomar uma providência. Em um momento em que o ódio fala mais alto que a razão, nós brasileiros estamos "atirando primeiro e perguntando depois", sem medir as consequências de nossas atitudes. Álvaro González (o uruguaio) foi acusado e ofendido injustamente devido a precipitação de alguns torcedores.

Não cabe, ademais, a nós, cidadãos comuns, tentar fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais sem se ter pleno conhecimento dos fatos. Ainda não está evidente se Álvaro González (o espanhol) realmente proferiu os insultos a Neymar. Apenas uma perícia e audiências com as partes envolvidas poderiam esclarecer o que realmente ocorreu para que, desta forma, os culpados sejam identificados e punidos. 



Álvaro González (o espanhol) discutindo com Neymar
(reprodução www.instagram.com/alvarogonzalez_/).




Nenhum comentário:

Postar um comentário