quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O Último Ato

 

Imagem extraída de www.facebook.com/rakitic.ivan.official/



Eu não estava pensando em comentar a saída de Ivan Rakitić do Barcelona, mas me senti motivado a escrever após a grande comoção nas redes sociais gerada pela transferência do meio-campista. O croata deixa o Barça após seis temporadas. Foram 310 partidas, 36 gols e 13 títulos (números fornecidos pelo próprio atleta) pelo clube blaugrana, incluindo a tríplice coroa em sua temporada de estreia, 2014-15.
 
Rakitić foi adquirido pelo Barcelona em 2014 junto ao Sevilla em meio à Copa do Mundo que estava sendo realizada aqui no Brasil. O jogador desembarcou na Catalunha com o objetivo de acrescentar mais dinamismo ao meio-de-campo do Barça. Os eternos Iniesta e, principalmente, Xavi já estavam envelhecendo e não conseguiam mais entregar a intensidade exigida no futebol. A fraca campanha da Seleção Espanhola naquele mundial, aliás, foi uma prova cabal disto.
 
O croata não tardou a se firmar a despeito da turbulência inicial em seu novo clube -o, então, novo treinador Luis Enrique estava apresentando alguns atritos com o elenco, principalmente com Messi. A equipe, aos poucos, foi se acertando e deslanchou de vez na segunda metade da temporada. Àquela altura, Suárez (que estava suspenso pela mordida em Chellini) já havia estreado e Rakitić havia cavado em definitivo seu lugar no onze inicial na vaga de Xavi. O meio-campista encerrou 2014-15 com chave de ouro conquistando a tríplice coroa e ainda anotando um dos gols na final da Champions League contra a Juventus.
 
Rakitić, porém, foi perdendo espaço à medida que a concorrência no meio-de-campo foi aumentando. Atletas como De Jong, Artur e Vidal diminuíram os minutos de jogo do croata. O jogador, ainda assim, não demonstrava interesse em deixar o Barcelona mesmo valorizado com o vice-campeonato da Copa 2018.
 
 
 
Imagem extraída de www.facebook.com/rakitic.ivan.official/


 
A passagem de Rakitić pelo Barcelona chegou ao fim de forma abrupta. O novo treinador, Ronald Koeman, deixou claro que não contaria com o croata para a renovação do elenco, assim como foi com Suárez, Umtiti e Vidal. Era o fim da trajetória de seis anos do jogador pelo Barcelona.

Rakitić, surpreendentemente, esteve presente na reapresentação do Barcelona para a temporada mesmo sabendo que sua passagem no clube havia chegado ao final. O meia, inclusive, postou fotos em suas redes sociais indo à sede da instituição para realizar exames médicos.

O retorno de Rakitić para o Sevilla foi anunciado dois dias após a reapresentação para os exames. Para a minha surpresa, houve uma grande comoção por parte dos internautas. Centenas de torcedores deixavam mensagens nas redes sociais pedindo a permanência do croata no Barcelona, mas o negócio já estava fechado.

O clube, aparentemente comovido com a atitude de seu torcedor, ofereceu a Rakitić uma despedida digna com direito a sessão de fotos (que você vê reproduzidas aqui no blog) e entrevista coletiva. O jogador ainda recebeu mensagens de agradecimento do Barcelona (do presidente e de companheiros) e respondeu fazendo juras de amor à instituição.
 
Rakitić deixa o Barcelona pela porta da frente. Sua dedicação e profissionalismo renderam ao croata uma saída digna da Catalunha. E um retorno caloroso à Andaluzia, onde ele também é ídolo. Mesmo sabendo que sua passagem pelo Barça havia terminado, o jogador não deixou de respeitar e de honrar a instituição, algo que vem faltando em um time cada vez mais lembrado pela apatia.

Diante das atitudes de Rakitić, é fácil de compreender por que o torcedor sentirá tanto a sua falta.
 
 
 

Imagem extraída de www.facebook.com/rakitic.ivan.official/




Nenhum comentário:

Postar um comentário