quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O Incansável Ibrahimović

 

Imagem extraída de www.facebook.com/ZlatanIbrahimovic/



Ibrahimović sempre foi um jogador que dividiu opiniões. Atacante muito técnico, habilidoso, grande e ágil; Ibra sempre deixou sua marca pelos times onde passou graças ao seu faro de gol e aos seus lances acrobáticos em campo. O sueco, por outro lado, é sempre lembrado pelo seu ego inflado, pelas declarações fortes e por algumas polêmicas como a sua saída da Juventus para a Internazionale após o rebaixamento da Vecchia Signora.
 
O atacante, a despeito de sua marra, sempre foi um jogador bastante injustiçado na opinião deste autor. O sueco merecia ter ganhado pelo menos uma Bola de Ouro, mas havia muitos concorrentes de peso justamente quando Ibrahimović vivia o melhor momento de sua carreira. Era muito difícil disputar prêmios individuais com Zidane, Ronaldo, Ronaldinho, Shevchenko, ... E o cenário era ainda mais complicado para um jogador que jamais conquistou uma Champions League ou uma Copa do Mundo.
 
Hoje, aos 38 anos (fará 39 no dia 3 de outubro), Ibra já não tem o mercado de outrora. Ele é visto atualmente como um jogador se preparando para a aposentadoria e sem o vigor físico de dez anos atrás.
 
Ou não, visto que o sueco continua desfilando seu talento a despeito da idade. O atacante foi o grande destaque na vitória do Milan sobre o Bologna durante o último final de semana. É fato que o Campeonato Italiano não possui mais o mesmo nível da década anterior, mas a competição ainda seria bastante complicada para um atleta beirando os quarenta visto que o futebol prioriza cada vez mais os aspectos físicos.
 
 
 

Imagem extraída de www.facebook.com/ZlatanIbrahimovic/



Ibrahimović aceitou retornar ao Milan em meio a temporada 2019-20. O clube rossonero, sem o poderio financeiro do passado, buscou o sueco que estava sem clube após o termino de seu contrato com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. O atacante, em princípio, ficaria apenas até o final da temporada, mas seu desempenho foi tão bom a despeito da idade avançada (o time terminaria a Serie A em um ótimo sexto lugar) que os milaneses decidiram renovar com o definidor.

O jogador não deixou de se gabar pelos feitos. Mas Ibra mostra em campo que ele tem uma certa razão, afinal toda a marra que ele demonstra fora dos gramados se justifica com seu desempenho dentro das quatro linhas. O sueco continua sendo um grande diferencial para o Milan a despeito de todas as mudanças do futebol atual.

Lamento apenas que o Milan não seja mais aquele clube heptacampeão europeu. Foram-se os tempos de Kaká, Inzaghi, Shevchenko, Dida e tantos outros. Hoje, os rossoneri vivem mais do passado do que de seu presente e dificilmente Ibrahimović conseguirá algum troféu internacional a curto prazo.

Eu continuo vendo jogadores muito acima dos trinta anos com desconfiança, mas Ibra é uma demonstração de que posso estar errado e que talento não envelhece. Será?



Imagem extraída de www.facebook.com/ZlatanIbrahimovic/




Nenhum comentário:

Postar um comentário