domingo, 13 de setembro de 2020

2002: a Copa que eu Não Vi

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF/



Olá, leitores e leitoras. Antes de começar o texto propriamente dito, gostaria de pedir desculpas pela ausência de atualização ontem e também gostaria de informar que estou fazendo uso de medicamentos contra alergia, cujos efeitos colaterais incluem sonolência. Em decorrência disto, não estou em plenas condições de escrever e o blog, portanto, terá uma redução na quantidade de posts durante os próximos dias.

Se me perguntarem algo sobre a Copa do Mundo de 2002, minha resposta será sempre "não sei". O mundial, que foi realizado na Coréia do Sul e no Japão, era sempre exibido de madrugada ou de manhã bem cedo devido à diferença de fuso horário. E eu não assisti a uma partida sequer da competição em decorrência disto.
 
Eu, na época, estava mais preocupado com os vestibulares e também não me importava tanto com futebol. Aliás, eu estava torcendo para o Brasil perder aquele mundial, afinal o penta não iria fazer a menor diferença na minha vida, quanto mais me garantir uma vaga em uma universidade pública.
 
O único dia em que eu me dei conta que a Copa do Mundo estava acontecendo foi naquele domingo de manhã bem cedo quando vários torcedores saíam ensandecidos pela rua gritando "é penta". Eu estava dormindo e pretendia levantar apenas na hora do almoço, como fazia nos finais de semana, mas foi inviável.
 
 
 

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF/



Hoje fico pensando se valeu a pena trocar a Copa do Mundo por mais horas de estudo e de sono. E digo que sim, valeu a pena. Não me arrependo nem um pouco de abrir mão daquele mundial, ainda que hoje eu escreva sobre futebol.

Há momentos em que você tem prioridades na vida e é necessário abrir mão de alguns prazeres para tal. O futebol não era minha prioridade naquele momento. Aliás, como já escrevi anteriormente neste texto, eu nem me importava com o esporte aquela época.

Costumamos considerar o ato de torcer pela Seleção um gesto de "nacionalismo" e de "patriotismo". De fato, os dias de jogos do Brasil são até considerados "feriados nacionais" visto que comércio e serviços público param durante as partidas.

O futebol para mim, contudo, é apenas um passatempo. Não abriria mão das pessoas que eu gosto, trabalho ou estudos pela Seleção Brasileira. E, quando eu olho para o meu diploma, vejo o quanto valeu a pena deixar e Copa do Mundo de lado.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário