segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Dezesseis Anos Depois...

Imagem extraída de www.facebook.com/premierleague/



Assisti há alguns dias atrás a um VT do jogo entre Arsenal e Chelsea, realizado na temporada 2003-04 da Premier League. Aquela edição entraria para a história com os Gunners faturando o troféu da maneira invicta. Mas havia uma outra coisa chamando a minha atenção naquela partida.

Eu, que me acostumei a acompanhar a Premier League nesta década, estranhei muito o estilo de jogo praticado a dezesseis anos atrás. O futebol inglês era muito mais truncado, "pegado" e faltoso. A parte física já se sobressaía à técnica ou ao talento. Lembro apenas de ter visto um ou outro lance bonito, quase todos protagonizados pelo craque Thierry Henry. Mais parecia uma partida da Copa Libertadores do que um jogo europeu.

Os clubes ingleses, contudo, souberam transformar aquele futebol truncado em um espetáculo em todos os sentidos. A Inglaterra hoje contrata e mantem muitos dos melhores jogadores e treinadores do planeta. Os resultados aparecem na qualidade dos jogos, muito mais agradáveis de se ver.


Imagem extraída de www.facebook.com/premierleague/



A maneira como o futebol inglês evoluiu ao longo desses dezesseis anos mostra o quanto é importante investir no campeonato em todos os sentidos: segurança, infraestrutura, salários (treinadores e jogadores) e tantos outros fatores.

Hoje, mesmo clubes considerados coadjuvantes na Inglaterra (Everton, Leicester, Sheffield United, ...) conseguem realizar grandes contratações. E quase todos os times jogam um bom futebol, intenso, dinâmico e sem rifar a bola. Há, claro, equipes defensivas mas que são tão organizadas que em nada lembram o que era praticado na década passada.

A qualidade dos jogos também melhorou bastante. Assisti à partida entre Brighton & Hove Albion e Chelsea durante a semana passada. E o confronto em nada lembrava o que era há dezesseis anos atrás. Mesmo o modesto Albion atuava de maneira fluida e organizada em campo a despeito da superioridade técnica e financeira do adversário.

O futebol inglês, obviamente, ainda não é perfeito. Seu calendário ainda possui jogos demais divididos em três competições (Premier League, FA Cup e EFL Cup), mas as melhorias observadas no esporte durante estes dezesseis anos poderiam servir como exemplo para outros países, incluindo o Brasil.



Imagem extraída de www.facebook.com/premierleague/


 
 

2 comentários:

  1. Como fazer o mesmo no campeonato brasileiro Haroldao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil. Seria necessário distribuição mais igualitária de verba entre os clubes, dirigentes mais comprometidos com as instituições, melhorar o nível dos treinadores, investir na formação e manutenção de atletas, diminuir as discrepâncias financeiras com relação à Europa,... Tudo muito difícil de acontecer no Brasil a curto prazo.

      Excluir