quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Estranha Escolha de Andrej Kramarić

Imagem extraída do Facebook oficial do Leicester City- https://www.facebook.com/lcfcofficial/



Talvez você nunca tenha ouvido falar do atacante croata Andrej Kramarić, de apenas 23 anos. Este jovem atleta foi revelado pelo Dinamo Zagreb mas se destacou pelo rival HNK Rijeka, ambos clubes que disputam a Prva Hrvatska Nogometna Liga, o Campeonato Croata.

Kramarić, que já teve passagens pela seleção principal de seu país, atingiu a impressionante marca de 42 gols em 37 jogos disputados pelo Rijeka, o que resulta na média de mais de um gol por jogo. Tal feito rendeu comparações do garoto ao lendário Davor Šuker, o maior jogador da história croata.

Tais fatos geraram repercussão no restante da Europa e os grandes clubes do Velho Continente não tardaram a fazer propostas pela joia croata. Juventus e Chelesea eram os clubes que aparentavam estar mais interessados em contar com o futebol de Kramarić.

O garoto croata, no entanto, surpreendeu a todos e acertou com o modesto Leicester City, clube que ocupa a lanterna da Premier League. Kramarić acertou com os Foxes por três anos. A justificativa do atacante foi o fato dele poder atuar como titular pelo Leicester, algo que ele provavelmente não poderia fazer pelo Chelsea (que tem Drogba, Diego Costa e Schürrle para a posição) ou pela Juventus (que conta com Llorente e Tévez). O contrato ainda contém uma cláusula em que o jogador pode deixar os Foxes caso a equipe seja rebaixada.

A escolha de Kramarić soou estranha à primeira vista, mas o jogador não deixa de ter razões em sua escolha. Ele, com sua aposta arriscada de jogar pelo lanterna da Premier League, pode tornar-se o protagonista de sua nova equipe, salvá-la do rebaixamento e ver o valor de seu passe aumentar. Isso sem falar que poderia permanecer por mais minutos em campo em uma liga forte e sem a concorrência de estrelas, o que aconteceria no Chelsea ou na Juventus.

Penso, no entanto, que o atleta poderia considerar a possibilidade de aprimorar sua habilidade ao lado de outros grandes jogadores. As principais estrelas das seleções são bons jogadores porque atuam ao lado de grandes jogadores. Eles trocam passes e conhecimento quando jogam juntos. O compatriota Modrić, por exemplo, já estava bem no Tottenham, mas aceitou a transferência para o Real Madrid onde, em um misto de sorte e méritos próprios, alcançou a titularidade e hoje é reconhecido como um dos melhores de sua posição.

Caso Kramarić atuasse pela Juventus, por exemplo, ele poderia pensar a longo prazo uma vez que ele é bastante novo e seus concorrentes não devem ficar por tanto tempo assim -Tévez já declarou que deixará a Juve ao final de seu contrato em 2016 e Llorente está em má fase. Isso sem falar que ele teria um senhor meio-de-campo à disposição -Marchisio, Vidal, Pogba e Pirlo- para ajudá-lo a fazer muitos gols.

Se Kramarić errou ou acertou em sua escolha, apenas o desenrolar da temporada irá responder.



Imagem extraída do Facebook oficial do Leicester City- https://www.facebook.com/lcfcofficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário