sábado, 3 de janeiro de 2015

Southampton, o Santo Valente

Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc/



Quem está brigando pelas primeiras posições na atual edição da Premier League? Chelsea, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Arsenal e... Southampton!

Sim, o modesto clube do sul da Inglaterra está surpreendendo nesta temporada e briga de igual para igual com as potências do futebol inglês a despeito da discrepância financeira e da perda de tantas peças importantes. E foram muitas, incluindo o treinador Mauricio Pochettino (hoje no Tottenham), o meia Adam Lallana, o atacante Rickie Lambert (ambos para o Liverpool) e o lateral Luke Shaw (atualmente no Manchester United).

Sem contar com os recursos financeiros dos rivais, os Saints ("santos") se reorganizaram com o que estava ao alcance. Foi contratado o treinador holandês Ronald Koeman, que estava no Feyenoord. Koeman havia levado seu clube ao vice-campeonato da Eredivisie em 2014, à frente do PSV -o campeão foi o Ajax. O ex-zagueiro foi atleta do lendário Johan Cruyff no Ajax e também no Barcelona.

Alguns atletas com passagens pelo futebol holandês também foram trazidos, provavelmente a pedido de Koeman. Vieram o atacante italiano Graziano Pellè (que foi atleta de Koeman no próprio Feyenoord), o meia sérvio Dušan Tadić (ex-Twente) e o zagueiro belga Toby Alderweireld (ex-Ajax, emprestado junto ao Atlético de Madrid).

Percebe-se as influências do Mestre Cruyff no estilo de jogo do Southampton. Os Saints ficam com a bola, movimentam-se bastante em campo e sempre buscam o jogo. A zaga é sólida (apenas 15 gols sofridos até o fechamento desta resenha, a defesa menos vazada da Premier League 2014-15) e com excelente saída de bola, facilitando os contra-ataques. Um futebol que combina arte com eficiência.



Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc/



O Southampton já aprontou bastante na Premier League. Empatou com o atual líder Chelsea jogando de igual para igual, e depois venceu o Arsenal por 2x0. Surpreendente em todos os sentidos.

Os Saints ocupam a quarta posição da Premier League e estariam disputando os playoffs da Champions League se o Campeonato Inglês terminasse hoje.

Apenas duas perguntas ficam no ar. A primeira é saber por quanto tempo o Southampton vai sustentar a boa fase, uma vez que os grandes times costumam arrancar na segunda metade do campeonato enquanto os pequenos costumam sentir o golpe -o West Ham, que também vinha surpreendendo na temporada, já apresentou sinais de cansaço. E a segunda é se o clube terá como evitar novas perdas, levando-se em conta que a janela de transferências de inverno será aberta neste mês e alguns jogadores estão valorizados, como Schneiderlin, Yoshida e Alderweireld, que disputaram a última Copa do Mundo.

Enquanto isso, o Southampton pode -e deve- curtir a sua boa fase e continuar sonhando com uma vaga na Champions do próximo ano. Seria uma grande vitória para o futebol-arte e também uma grande revolução na Inglaterra, que ainda apresenta muitos jogadores robóticos e possui muitos times dependentes do futebol-força.

Bom trabalho, Ronald Koeman e jogadores!



Imagem extraída do Facebook oficial do Southampton- https://www.facebook.com/southamptonfc/



Leia mais:

Olho Tático (ESPN)- Alexis Sánchez decide para o Arsenal, que só com homem a mais supera Forster e o surpreendente Southampton: http://espn.uol.com.br/post/465180_alexis-sanchez-decide-para-o-arsenal-que-so-com-homem-a-mais-supera-forster-e-o-surpreendente-southampton

Nenhum comentário:

Postar um comentário