terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Talento, Marketing e Troféus

Imagem extraída do Facebook oficial de Cristiano Ronaldo- https://www.facebook.com/Cristiano



Como esperado, Ronaldo conquistou a sua terceira Bola de Ouro, feito que ele já havia alcançado em 2008 e em 2013. Messi havia feito uma temporada abaixo do esperado para ofuscar o craque português enquanto Neuer é discreto demais para concorrer com o luso que é campeão no marketing pessoal.

Ronaldo mereceu o troféu pelo título na Champions League 2013-14 (embora, eu credite o título muito mais a Ángel Di María) e pelos muitos recordes batidos em 2014. O português, no entanto, pagou um preço muito alto por toda a sua dedicação ao Real Madrid e chegou à Copa do Mundo lesionado. O camisa 7 teve atuação bastante apagada aqui no Brasil e não conseguiu levar a Seleção das Quina sequer às oitavas a despeito de ter caído em uma chave fácil, com Alemanha, Gana e Estados Unidos.

Cristiano é um jogador que soube unir com sabedoria a exposição na mídia com o talento. O craque português faz anúncios para dezenas de empresas sem que isto comprometa o seu desempenho em campo.

Conta-se que o jogador está sempre se exercitando na academia e se dedicando intensamente aos treinos, o que lhe rendeu o apelido de "máquina". Em campo, o jogador mostra muito talento com a bola e faz muitos gols. Seu desempenho foi ainda melhor graças à vinda do treinador Carlo Ancelotti ao Real Madrid, que alterou o esquema para 4-4-2 permitindo que o português jogasse mais próximo à área. Com mais liberdade para atacar (antes ele jogava na ponta esquerda), o jogador fez ainda mais gols e brilhou ainda mais na temporada.

O marketing também ajudou Ronaldo a se destacar em um time com tantas estrelas. Não é fácil se destacar em uma equipe que conta com Gareth Bale, James Rodríguez, Luka Modrić, Iker Casillas, Sergio Ramos e tantos outros craques. O apelo que o atacante possui na mídia também o fez superar outros grandes jogadores de outras equipes que não possuem o mesmo carisma ou a mesma força no marketing. A grande maioria dos jogadores que eu indicaria à Bola de Ouro é discreta demais para amealhar votos, incluindo Müller, Robben e Di María.

Ronaldo é um craque mas, acima de tudo, sabe fazer bom uso das armas que possui dentro e fora das quatro linhas para obter suas muitas conquistas.



Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário