segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Do Que os Times Paulistas Precisam para 2015

Imagem extraída do Facebook oficial do Corinthians- https://www.facebook.com/corinthians



O futebol brasileiro ainda está de férias, mas os clubes estão se movimentando para arrumarem suas respectivas casas. Eleições, contratações e dispensas vêm sendo destaques nos grandes times paulistas.

O Corinthians acertou ao promover o retorno de Tite (foto acima). O treinador gaúcho não valoriza o jogo bonito -embora ele tenha prometido um Timão ofensivo para 2015- mas acho que os dirigentes corinthianos trataram de corrigir um erro que haviam cometido ao final de 2013, quando, injustamente, se deixaram levar pela opinião dos torcedores modinhas e não renovaram o contrato do treinador.

O Coringão, a meu ver, não precisa exatamente de muitos reforços, mas sim usar melhor o que tem à disposição. Espero que o Tite coloque os seus meias criativos -Danilo, Renato Augusto, Jadson e Lodeiro- para jogarem mais vezes ao invés de encher o time de volantes. Um centroavante seria bem-vindo, mas eu experimentaria utilizar Lodeiro como "falso nove", função que ele desempenhou bem na Seleção Uruguaia. Isto resolveria os problemas ofensivos e criativos ao mesmo tempo. E o Timão precisa se apressar mais dos que os outros, pois terá os playoffs da Libertadores contra o Once Caldas pela frente e esse time costuma aprontar contra os brasileiros.



Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras/



O Palmeiras, a meu ver, acertou ao contratar o veterano meio-campista Zé Roberto (foto acima). Ele sabe jogar bola, está em boa forma e ainda é versátil, podendo atuar de meia, volante e lateral esquerdo. Estou ansioso para vê-lo trocar uns passes com o Valdívia, que também é bom de bola.

O Verdão precisa utilizar o Paulista para tentar entrosar seu elenco. O título do estadual seria mais do que bem-vindo, pois isto traria tranquilidade e confiança ao elenco. E as chances são boas, visto que o São Paulo e o Corinthians terão de dividir as atenções com a Libertadores.

Minha única desconfiança é com relação à contratação do treinador Oswaldo de Oliveira, que fez um trabalho apenas razoável no Fogão e não deixou saudades no Peixe. Eu arriscaria o ex-lateral Francisco Arce, que tem identificação com o clube e fez um bom trabalho no Cerro Porteño. Mas desejo sorte ao Oswaldo, afinal não aguento ver um clube da grandeza do Palmeiras na lama.



Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras/



O Santos também começa uma temporada com poucas expectativas. O Peixe não disputará a Libertadores, está em crise e foi obrigado a vender parte dos direitos federativos de suas joias para amenizar as dívidas. Vencer o Paulistão também seria uma maneira de tranquilizar a situação e dar moral à equipe no restante para o restante da temporada.

Se eu fosse dirigente do Peixe, consideraria trazer Dorival Júnior (foto acima) de volta à Vila Belmiro. Ele trabalha muito bom com meninos da base e cairia como uma luva na atual situação do Santos. Emerson Leão e Narciso, pelo mesmo motivo, também seriam boas pedidas para o time praiano.

O Santos também não tem perspectivas para grandes contratações em 2015 e os jogadores da base, mais uma vez, devem ser os principais reforços para o ano, o que aumenta a necessidade de um treinador acostumado a lidar com a situação.



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc



A prioridade do São Paulo ainda é trazer um substituto à altura do meia Kaká (foto acima) que ainda não veio. O Tricolor trouxe um monte de jogadores e está inchando o seu elenco novamente. É ótimo ter muitas opções para a longa temporada, mas desde que todas sejam usadas com planejamento e racionalidade, algo que os times daqui raramente fazem. E esse negócio de disputar jogador com os arquirrivais e criar atritos com os outros clubes é totalmente desnecessário.

O Soberano, ao menos, trouxe reforços para a defesa, setor que vem apresentando problemas desde 2013. Zagueiros, laterais e volantes foram trazidos para melhorar a segurança defensiva do time paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário