terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O Salto de Fé do Verdão

Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras



Fazia tempo que não ficava tão empolgado com as notícias a respeito do Palmeiras. Após anos fazendo contratações modestas e arriscando alto em medalhões que desapontaram no Parque Antártica, os dirigentes do Verdão parecem ter aprendido a lição com seus erros anteriores e resolveram investir pesado para montar um time realmente competitivo.

Os dirigentes do Palmeiras trouxeram praticamente um time inteiro para 2015, com atletas para praticamente todas as posições. O objetivo, óbvio, é fazer com que o Verdão volte brigar pelos títulos ao invés da permanência na Série A. Já era hora. O Palestra já foi um dos maiores clubes do Brasil, conhecido pelo seu futebol bonito e vitorioso. Nos tempos recentes, contudo, as más administrações fizeram o clube ser rebaixado duas vezes só neste século e o Verdão virou motivo de deboche para os rivais. Isso sem falar no nível pífio do futebol apresentado nos últimos anos, salvo pouquíssimas exceções.

O Verdão trouxe o dirigente Alexandre Mattos, ex-Cruzeiro para gerenciar o departamento de futebol do clube. O cartola tenta repetir no Palmeiras a fórmula que deu certo na Raposa durante as duas últimas temporadas: trazer atletas de renome mas que estejam em baixa ou em fim de contrato nos outros clubes. Sua maior ousadia, no entanto, foi trazer o atacante Dudu (foto acima) que estava sendo disputado por Corinthians e São Paulo. Foi uma manobra totalmente arrojada e inesperada.



Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras- https://www.facebook.com/sePalmeiras



O treinador Oswaldo de Oliveira terá um grande elenco à disposição e muitas peças de reposição para suprir eventuais desfalques ou lesões que não foram poucas em 2014. Espero que o técnico faça bom uso de seus atletas. Já escrevi que recebo sua contratação com ressalvas, mas acho que ele tem condições de desempenhar um bom trabalho no Parque Antártica.

Do elenco que restou da campanha de 2014, eu aproveitaria o meia Valdívia (o único que sabe jogar bola no time), o goleiro Fernando Prass (oferece segurança ao elenco), o atacante Mouche (que eu considero o melhor dos argentinos trazidos por Gareca), o zagueiro Tobio (fez boa temporada em 2014), os defensores Nathan e João Pedro (mais maduros, eles podem brilhar em 2015).

Outro grande trunfo para o Verdão será o seu novo estádio, inaugurado no último ano. Segundo o jornalista Luiz Antônio Prósperi, o Palmeiras pode lucrar cerca de R$ 30 milhões por ano com o seu novo Allianz Parque. Caso o time recém-montado vingue na temporada 2015, o clube pode lucrar ainda mais com a bilheteria dos jogos (muitos negam, mas quando a fase dos times é boa, o torcedor sempre comparece em peso) e também com o patrocínio de camisa que ainda está vago (as empresas, obviamente, sempre querem ter seus nomes vinculados a atletas talentosos e times vitoriosos).

Quem sabe o Verdão consiga se reerguer em 2015 após tantas temporadas desastrosas. Um clube da magnitude do Palmeiras não pode ter o seu nome jogado na lama. Isto é ruim até mesmo para o futebol brasileiro como um todo.

Vamos ver se as apostas de Mattos dão frutos e cenas como a da foto abaixo voltem a ser rotina no Palmeiras.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/Brahmapalmeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário