quinta-feira, 30 de abril de 2015

Heroico Até o Fim

Imagem extraída do Facebook oficial do Parma- https://www.facebook.com/fcparma/



O que já estava anunciado desde dezembro do ano passado, concretizou-se na tarde de ontem. O Parma caiu para a segunda divisão do Campeonato Italiano. Foi goleado pela Lazio e não tem mais chances de alcançar a Atalanta, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

O Gialloblù estava bastante endividado e não conseguia mais honrar os salários dos atletas. O clube teve sua falência decretada em março deste ano e foi colocado à venda no mês seguinte por 20 milhões de Euros. Foi a segunda vez que o Parma foi à bancarrota -a primeira vez havia sido em 2004 após a crise de sua parceira Parmalat. O presidente do clube foi preso em meio à crise acusado de lavagem de dinheiro. A queda diante da Lazio foi apenas a pá de cal que faltava para encerrar a temporada trágica do Parma.

Houve, contudo, algo memorável em meio à crise que assolou o Gialloblù. Os atletas, mesmo sem receber, continuaram jogando com esforço e afinco. Como o clube não podia arcar com as despesas de transporte, os jogadores utilizavam seus próprios veículos para se deslocarem para os locais dos jogos e bancavam as despesas com seus próprios recursos.

Eles estariam cobertos de razão caso fizessem greves ou abandonassem o clube através da justiça. Os atletas, contudo, continuaram jogando em respeito clube e ao torcedor, que continuava comparecendo em peso para apoiar o time. Não houve corpo mole em momento algum. Tanto, que o Parma derrotou a líder Juventus e chegou a esboçar uma reação com três vitórias nos últimos quatro jogos.



Imagem extraída do Facebook oficial do Parma- https://www.facebook.com/fcparma/



Os jogadores poderiam, inclusive, buscar clubes maiores ou em melhor situação financeira. Muitos deles têm passagens recentes pelas seleções de seus respectivos países e disputaram competições oficiais, como o meia Antonio Nocerino (da Itália), o winger Silvestre Varela (de Portugal) e o atacante Ishak Belfodil (da Argélia). Mesmo eles, porém, abriram mão de seus direitos para ajudar o clube.

Infelizmente, os esforços dos atletas não foram suficientes para evitar o pior e o Parma apenas cumpre tabela nas cinco rodadas restantes da Serie A 2014-15. Penso, contudo, que isto não irá abalar o profissionalismo e a garra destes valorosos jogadores que, mesmo diante de tudo o que aconteceu, continuaram lutando pelo clube e pelo torcedor. Tenho certeza que continuarão brigando por vitórias como fizeram durante esta difícil temporada, mesmo que seja apenas pela dignidade do clube.

Eu também estou torcendo para que o Parma se recupere de mais este momento difícil de sua existência. Já foi a segunda vez que o clube faliu só neste século. Mesmo assim, tenho certeza que o Gialloblù conseguirá se reerguer exatamente como fez em 2004. Será um caminho árduo, mas os torcedores e os atletas demonstraram disposição para remar contra a maré. Com este apoio, esta fênix ressurgirá das cinzas mais uma vez e, quem sabe, poderá voltar a figurar entre os grandes clubes da Itália.

Forza Parma! Stai con noi, come noi, a testa alta!




Imagem extraída do Facebook oficial do Parma- https://www.facebook.com/fcparma/



Leia mais:

ESPN- Parma tem falência declarada de forma oficial pelo tribunal local: http://espn.uol.com.br/noticia/493562_parma-tem-falencia-declarada-de-forma-oficial-pelo-tribunal-local

Carta Capital- A procissão dos heróis tristes do Parma: http://esportefino.cartacapital.com.br/parma-juventus-campeonato-italiano/

ESPN- Falido e na lanterna, Parma é colocado à venda por R$ 65,5 milhões: http://espn.uol.com.br/noticia/502995_falido-e-na-lanterna-parma-e-colocado-a-venda-por-r-655-milhoes

ESPN- Falido, Parma é goleado, tem rebaixamento decretado e chega ao fundo do poço: http://espn.uol.com.br/noticia/505332_falido-parma-e-goleado-tem-rebaixamento-decretado-e-chega-ao-fundo-do-poco



LIÇÕES PARA A LUSA

A Portuguesa encontra-se e uma situação bastante semelhante à do Parma. O novo gerente de marketing, Paulo Rosenberg (ex-Corinthians), terá a missão de ajudar a Lusa a recuperar sua grandeza, da mesma forma que auxiliou o Timão a voltar da Série B em 2008. Se os queridos dirigentes me permitem, gostaria de sugerir que o Parma fosse usado como modelo. É preciso cultivar o sentimento que fez com que os atletas e torcedores do Gialloblù continuassem a apoiar o clube mesmo em uma situação tão delicada. Os jogadores da Portuguesa já demonstraram este sentimento diante do Ituano e esta pode ser a chave para a Lusa retornar aos seus dias de glória.



MÃO NA TAÇA

O Chelsea derrotou o Leicester e ficou a uma vitória de conquistar o título da Premier League 2014-15. O time londrino sobrou na competição e ainda contou com os tropeços do Arsenal, City e United para se aproximar do caneco. Só lamento que o Chelsea ainda aposte em demasia no "futebol eficiente" ao invés de lançar mão da qualidade de seus craques (Fábregas, Hazard, Oscar, Cuadrado e Willian). Toda vez que um time assim ganha um campeonato, os "professores" ganham mais um incentivo para continuarem jogando com o regulamento enquanto o verdadeiro futebol perde espaço.



MÃO NA TAÇA II

A Juventus só não foi campeã antecipada nesta rodada porque a Lazio também venceu. A Vecchia Signora levou uma canseira da Fiorentina (que ainda briga por vaga na Champions League) mas conseguiu fazer valer o seu mando de campo. Tévez, mais uma vez, foi o destaque com dois gols marcados. A Juve continua sobrando na Itália e merece o troféu, mas continuo lamentando a mudança de treinador no começo da temporada. Saiu Antonio Conte, que apostava em um futebol elegante e de toque de bola, e entrou Massimiliano Allegri, que adota um estilo mais pragmático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário