sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Coronavírus Futebol Clube

Imagem extraída de www.facebook.com/RenatoAugusto8Oficial/



Vários jogadores brasileiros que atuam no futebol chinês estão agitando as redes sociais. Renato Augusto, Hulk e Paulinho entre eles.

O surto do coronavírus na China causou a paralisação de todos os campeonatos locais e vários jogadores estrangeiros foram autorizados a retornarem a seus países de origem até que a situação seja normalizada no país asiático.

Alguns desses jogadores estão treinando em clubes brasileiros o que deflagrou inúmeras especulações de que estes atletas poderiam jogar no Brasil em breve. Paulinho, por exemplo, vem treinado no Corinthians, o que motivou campanhas na internet para que o volante retornasse ao Timão mesmo que seja por empréstimo. Hulk foi flagrado no último domingo assistindo a um jogo do Palmeiras na arquibancada e recebeu um convite para utilizar a infra-estrutura do clube visando manter a forma física. Renato Augusto está fazendo intertemporada com seus companheiros do Beijing Guoan na Espanha mas não descartou a possibilidade de voltar ao Brasil caso o campeonato chinês permaneça suspenso.

Os clubes se animaram com a possibilidade de repatriar os astros que atuam na china, mas a questão salarial dos atletas é um fator impeditivo uma vez que os jogadores recebem valores muito acima da realidade brasileira. As contratações só seriam viáveis caso os futebolistas baixassem drasticamente a pedida salarial ou se as equipes chinesas arcarem com parte dos vencimentos.



Imagem extraída www.facebook.com/CBF/



O fato mais surreal, contudo, é que a contratação dos jogadores também estaria atrelada à gravidade da epidemia na China. Se o país mantiver o estado de alerta, os campeonatos locais permaneceriam suspensos e os atletas teriam de recorrer aos clubes brasileiros para manterem a forma e o ritmo de jogo. E essa possibilidade existe visto que não há previsão para o retorno das atividades esportivas.

Os clubes brasileiros, na prática, teriam de torcer para que a epidemia do coronavírus se mantenha para que houvesse alguma chance efetiva dos astros atuarem no Brasil. Isto praticamente obrigaria os jogadores a procurarem outros clubes por empréstimo para se manterem em atividade até que a situação se normalize.

Os clubes de Paulinho (Guangzhou Evergrande), Hulk (Shanghai SIPG) e Renato Augusto (Beijing Guoan) ainda terão a fase de grupos Liga dos Campeões da Ásia neste primeiro semestre. As partidas serão remanejadas e os jogos em que os time chineses atuam como visitantes serão antecipados. Ainda não se sabe se as demais partidas serão suspensas até que a situação se normalize ou se serão realizadas em território neutro. O que acontecerá depois disso também dependerá da epidemia.

Os dirigentes dos clubes brasileiros mantêm as portas abertas aos jogadores que atuam na China. Têm consciência de que a possibilidade dos atletas jogarem no Brasil ainda é remota, mas ela existe em decorrência do coronavírus. E os torcedores fazem apelos nas redes sociais para que os futebolistas assinem com seus respectivos clubes de coração.

A doença que gerou um caos na Ásia agora torna-se esperança para que clubes brasileiros possam contar com reforços de peso.

Bizarro



Imagem extraída www.facebook.com/CBF/



LEIA MAIS:

Cosme Rímoli- "Se coronavírus continuar. Só assim Palmeiras poderá ter Hulk": https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/se-coronavirus-continuar-so-assim-palmeiras-podera-ter-hulk-17022020



Globoesporte- "Paulinho treina no Corinthians, ouve pedidos para ficar, mas trata volta ao clube agora como difícil": https://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/paulinho-treina-no-corinthians-ouve-pedidos-para-ficar-mas-trata-volta-ao-clube-agora-como-dificil.ghtml







Nenhum comentário:

Postar um comentário