sábado, 24 de abril de 2021

Limites

Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



Seja bastante sincero e racional: você considerava o Santos favorito a algum título nos dois últimos anos? Mesmo com salários atrasados, crise política e elenco curto; o Peixe superou as expectativas durante o mencionado período e realizou façanhas heroicas. Conquistar um vice-campeonato Brasileiro e um vice na Libertadores não são nenhum demérito para um clube que, apesar de grande e tradicional, passa por problemas que poderiam até mesmo culminar em um rebaixamento.

O Santos esticou a corda o quanto pôde para se manter competitivo. Trouxe técnicos de renome (Sampaoli, Jesualdo, Cuca e Holan), fez o possível para conseguir reforços e blindou o elenco dos problemas políticos. Os treinadores também tiveram méritos, afinal conseguiram motivar os jogadores apesar dos salários atrasados e extraíram resultados de um grupo sem muitas opções.

A corda, no entanto, começa a dar sinais de que pode arrebentar em 2021. O Santos já vinha apresentado um desempenho muito irregular no fraco Campeonato Paulista. A derrota em casa na Libertadores diante do Barcelona de Guayaquil inflamou o torcedor, que deixou mensagens de protestos nos muros da Vila Belmiro.

O Santos, que está proibido de contratar jogadores em virtude de uma dívida com o Huachipato do Chile, foi obrigado a vender Soteldo ao Toronto FC para se livrar da punição e, com isto, trazer reforços para Ariel Holan.



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



O Santos sempre foi um clube com grande histórico de superação diante das crises. O Peixe sempre recorreu às suas categorias de base nestes momentos e, com isso, deu a volta por cima em momentos semelhantes ao atual. Robinho, Diego, Neymar, Ganso, André, Gabigol e Geuvânio salvaram o time justamente quando as dívidas ameaçavam a afundar a Vila Belmiro.

O cenário atual, no entanto, não é animador nem mesmo entre os Meninos da Vila. Os times de base não apresentaram bons desempenhos nos recentes campeonatos de juniores. Alguns garotos até foram efetivados à equipe principal mas poucos demonstram potencial para salvar o clube. A última joia revelada pelo Santos, o zagueiro Lucas Veríssimo, já foi vendida ao Benfica ao término da temporada 2020.

O Santos, contudo, sempre se mostrou um ponto fora da curva nos últimos anos. Mesmo em situação complicada, o Peixe foi competitivo e conseguiu fazer frente a muitas equipes em melhor situação financeira, como o Flamengo e o Palmeiras. O histórico ainda é animador a despeito do cenário sombrio. O clube, no entanto, não pode contar com a sorte o tempo todo e uma atitude precisava ser tomada pelos dirigentes.

Resta torcer para que a equipe, agora livre da punição imposta pela FIFA, consiga reforços e que o treinador Ariel Holan consiga acertar o time. E que o técnico consiga lapidar mais garotos nas categorias de base para que possam ser valorizados e vendidos. Seria ideal que permanecessem no clube para ajudar o Peixe a conquistar títulos, mas o Santos precisa recuperar a sua saúde financeira o quanto antes e evitar o mesmo destino trágico de Botafogo, Cruzeiro ou Vasco.



Imagem extraída de www.facebook.com/santosfc



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário