quarta-feira, 7 de abril de 2021

O Despertar

Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



Não assisti ao jogo entre Real Madrid e Liverpool, válido pelas quartas-de-final da Champions League, mas acompanhei os lances em tempo real no Globo Esporte. E vi que o atacante Vinícius Júnior, agora conhecido como "Vini Jr.", foi o nome da partida ao anotar dois gols na vitória de 3x1 sobre os Reds.

Vini Jr. foi revelado pelo Flamengo e efetivado ao time profissional em 2017, um pouco depois de Felipe Vizeu e de Lucas Paquetá, que foram promovidos no ano anterior. A expectativa sobre o atacante sempre foi enorme e havia, inclusive, pressão de jornalistas para que o jogador fosse convocado para a Copa 2018.

Não se sabe o quanto os elogios atrapalharam o desenvolvimento do jogador mas Vini Jr. demorou a corresponder às expectativas no profissional, tanto que já era visto como "superestimado" e como uma "invenção da mídia flamenguista" apesar de ter menos de vinte anos na época.

O atacante se transferiu para o Real Madrid em 2018 e foi integrado inicialmente ao Castilla antes de receber chances no elenco principal. Vini Jr. seria um mero reserva de Gareth Bale e, posteriormente, de Eden Hazard. Nas poucas oportunidades que havia recebido até então, ainda cometia muitos erros e demonstrava muita insegurança.

O jogador recebeu muitas propostas de empréstimo mas, segundo jornalistas, o treinador Zidane teria barrado todas as ofertas por acreditar no potencial do jovem. E seguiu no Real Madrid a despeito das muitas críticas que vinha recebendo.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



A temporada 2020-21 parece ter sido o "ponto da virada" para Vini Jr. com o jogador recebendo mais chances no time principal, tendo atuações de destaque em campo e, finalmente, ganhando a simpatia do torcedor e da mídia espanhola.

Os dois gols que anotou sobre o Liverpool mostram o quanto o jogador amadureceu desde sua profissionalização em 2017 e que Zidane tinha suas razões quando insistiu com o atacante apesar das más atuações iniciais e das críticas.

O próprio atacante reconheceu em entrevistas após a vitória os erros que cometia durante seus primeiros anos como profissional e desabafou a respeito das críticas sofridas. Vini Jr. não hesitou em campo apesar da importância da partida e foi decisivo diante de um rival gigantesco como o Liverpool.

Ainda é cedo, obviamente, para afirmarmos que o jogador seja um craque e que ele fará história no futebol. Vini Jr. ainda não é o titular absoluto de sua equipe, precisa demonstrar consistência em suas atuações e, principalmente, ser decisivo em outras partidas, em especial diante de rivais de peso. Isto aumentaria suas chances no onze inicial porém não garantiria a titularidade, visto que o presidente Florentino Pérez sempre busca por mais estrelas para seu elenco por mais que seus atletas estejam rendendo.

A sorte, sem dúvida, esteve ao lado de Vini Jr. no Real Madrid, mas o jogador é uma prova de que mesmo pedras preciosas precisam de algum polimento antes de brilhar. E Zidane foi o grande ourives do jovem atacante.



Imagem extraída de www.facebook.com/RealMadrid



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário