quinta-feira, 29 de abril de 2021

A Culpa Foi dos "Professores"

Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague



Um tempo para cada lado graças a um erro de cada time. Assim podemos resumir a partida no Estadio de La Cerámica que terminou com vitória para os donos da casa pelo apertado placar de 2x1, mas que poderia ter sido ainda maior se o Villarreal aproveitasse as vantagens que possuía em todos os sentidos.

O Arsenal foi a campo com uma formação totalmente estranha, com Saka (que atua pela esquerda) e Pépé (que joga pela direita) em lados trocados. É fato que os Gunners estavam sem muitos jogadores importantes e que Aubameyang ainda inspirava cuidados após ser diagnosticado com malária. Mas nada justificava ao treinador Mikel Arteta inventar em um jogo decisivo.

O Villarreal tratou de fazer o mando de casa valer. O Submarino Amarelo não deu espaço para o Arsenal jogar, seja no campo de ataque ou no de defesa. Não tardou para o lateral Foyth armar um contra-ataque que culminou em gol de Trigueros logo aos quatro minutos do primeiro tempo.

O gol parece ter desnorteado o Arsenal que aceitou a marcação adversária e ofereceu muitos espaços para o Villarreal jogar. O segundo gol, dos espanhóis saiu naturalmente após cobrança de escanteio. Os Gunners ainda tiveram um pênalti corretamente anulado após mão na bola de Pépé. Fora esse lance, o Submarino Amarelo praticamente não foi ameaçado pelos ingleses durante a primeira etapa.



Villarreal adianta suas linhas e sufoca o Arsenal. Confusos, os ingleses
não encontram espaços e também não ameaçam os espanhóis. E a falta 
de um homem de referência na área é sentida pelos Gunners (imagem 
obtida via this11.com)



No segundo tempo, foi a vez do treinador do Villarreal, Unai Emery, errar ao trocar o atacante Paco Alcácer pelo volante Francis Coquelin. Inicialmente, parecia que a escolha havia sido acertada, visto que Ceballos, do Arsenal, foi expulso logo no reinício do jogo.

O recuo do Villarreal, no entanto, deu espaços para que o Arsenal, mesmo com um homem a menos, espremesse os donos da casa e conseguissem diminuir em gol de pênalti. Não obstante, o volante Étienne Capoué foi expulso e a vantagem numérica do Submarino Amarelo se foi.

Arteta, que havia errado na escalação inicial, se redimiu colocando Aubameyang e o gabonês, por pouco, não empata a partida logo em seu primeiro lance. E o africano não deu tranquilidade para o goleiro Rulli no restante do confronto.

O Arsenal sai derrotado do Estadio de La Cerámica, mas o gol de Pépé mantém os ingleses com esperanças na próxima semana, sobretudo com a regra do gol fora de casa. Que Arteta aprenda a lição que jogo decisivo não é o momento para se fazer experiências.

O Villarreal sai vitorioso mas perdeu a chance de "matar" a partida. Unai Emery deveria ter mantido a pressão por mais alguns minutos antes de mandar Coquelin a campo. O Submarino Amarelo desperdiçou uma vantagem gigantesca e isto pode pesar na partida de volta.

Os erros dos "professores" definiram os rumos desta semifinal na Europa League. Que os treinadores reflitam profundamente a respeito deles e possam colocar em prática seus respectivos aprendizados durante a próxima semana.



Imagem extraída de www.facebook.com/EuropaLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário