segunda-feira, 5 de abril de 2021

Ainda Há Espaço para Benzema na França?

Imagem extraída de www.facebook.com/KarimBenzema



Karim Benzema parece ter chegado ao auge de sua carreira. É o protagonista do Real Madrid, faz um gol atrás do outro, joga o fino da bola e é um dos líderes do elenco. Aos 33 anos (fará 34 em dezembro), com muitos títulos conquistados (quatro Champions Leagues, entre eles) e vivendo o seu melhor momento técnico, o francês não tem quase nada o que reclamar de sua trajetória. Quase.

Eu me lembro até hoje quando Benzema surgiu no Lyon durante o final da década de 2000. Ele participou do ocaso daquela fantástica geração de brasileiros (Juninho Pernambucano, Cris, Fred, ...) que faturou sete campeonatos franceses consecutivos. O atacante, desde aquela época, já demonstrava faro de gol, habilidade com a bola e muitos recursos técnicos.

A França logo se tornaria pequena para Benzema e o atacante se transferiu ao Real Madrid em 2009 com a bênção do compatriota Zidane. Os dois, aliás, têm muito em comum: ambos são craques, ambos são muçulmanos e ambos são franceses descendentes de argelinos. A sua história na Espanha foi praticamente perfeita, com muitos troféus, gols e lances bonitos.

A bonita história que Benzema construiu nos clubes, no entanto, não se repetiu na Seleção Francesa. O atacante teve a carreira manchada por muitas polêmicas enquanto atuava pelos Bleus e isto fez com que nunca mais fosse convocado para representar seu país.



Imagem extraída de www.facebook.com/KarimBenzema



O atacante já era contestado pelo seu próprio torcedor ao se recusar a cantar o hino nacional de seu país, a Marselhesa, porque um dos versos da música, segundo jornalistas, seria ofensivo a povos africanos e muçulmanos -lembrando que Benzema é descendente de argelinos e pratica o islamismo. Em 2010, o jogador foi vetado na Copa do Mundo após acusações de ter se envolvido com menores de idade -seus colegas Franck Ribéry e Sidney Govou também foram citados no escândalo, mas participaram do mundial. O golpe mais duro em sua carreira se deu em 2015, quando foi preso acusado de chantagear seu companheiro Mathieu Valbuena. Desde então, o definidor nunca mais foi convocado para representar a França.

Benzema, mesmo vivendo o melhor momento de sua carreira, dificilmente terá uma nova chance na seleção de seu país. O jogador permanece "queimado" entre os Bleus devido as controvérsias em que se envolveu. Ademais, há muitos jogadores jovens e promissores disputando uma vaga no ataque: Mbappé, Griezmann, Ikoné, Dembélé, Martial, Thuram, ... Fica muito difícil para um atleta de 33 anos se firmar em meio a tantos concorrentes de peso e em melhor forma física.

O jogador também não pode defender outra seleção por já ter representado a França em competições oficiais -Benzema já atuou pelos Bleus na Euro 2012 e na Copa do Mundo 2014. Não fosse esse detalhe, o atacante poderia pleitear uma vaga na Argélia visto que descende do país.

Benzema ainda tem muita história no Real Madrid. Seu talento ainda pode conduzir os Blancos a novas conquistas a despeito da instabilidade da equipe. Na Seleção Francesa, no entanto, as porta estão fechadas ao atacante, provavelmente para sempre apesar de seu grande momento na Espanha.



Imagem extraída de www.facebook.com/KarimBenzema




Nenhum comentário:

Postar um comentário