sábado, 3 de abril de 2021

Realidade ou Sensacionalismo?

Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians



Isto não é muito saudável de se fazer, mas eu costumo ler alguns comentários nas redes sociais dos blogueiros que eu sigo. E encontrei muitos postagens bastante pessimistas a respeito do Corinthians para a temporada 2021, muitas delas deixadas por torcedores do próprio clube. 

Muitos jornalistas até declaram que o Corinthians lutará contra o rebaixamento em 2021. A dívida astronômica (que já está próxima de R$ 1 bilhão), o elenco envelhecido, as poucas opções no banco, as notícias a respeito de salários atrasados e a ausência na Libertadores (que poderia render algum dinheiro mesmo sem um eventual título) foram os argumentos utilizados para defender tal possibilidade. E o sofrimento na Copa do Brasil diante do modesto Retrô de Pernambuco (o Timão empatou no tempo normal e avançou nos pênaltis) foi mais uma evidência de que a temporada será difícil para o Coringão.

Talvez eu esteja vendo "o copo meio cheio" mas não vejo a situação do Corinthians tão ruim assim, pelo menos não em campo. O elenco do Timão não é pior que o do Internacional (que foi vice-campeão no Brasileirão 2020) ou o do São Paulo (que terminou em 4º). O grupo conta com poucos craques mas há muitos jogadores interessantes e que podem, no mínimo, ser úteis à equipe.

Vagner Mancini também cumpriu bem seu papel. Seu estilo é conservador mas Abel Braga e Renato Gaúcho também fizeram boas campanhas em 2020 com seus times atuando de forma mais defensiva. E o treinador também soube motivar o grupo para os jogos.



Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians



Reconheço que o Corinthians não conta com um elenco grandioso e os únicos títulos possíveis são o Paulistão e, com muita boa vontade, a Copa do Brasil. Mas é possível fazer uma campanha no mínimo decente para 2021 e uma vaga para os playoffs da Libertadores é viável.

A ausência da torcida foi, provavelmente, o maior prejuízo que o Timão sofreu. Não apenas sob o aspecto financeiro mas também sob o motivacional. Acredito que as previsões seriam bem mais otimistas para o Corinthians caso houvesse público, sobretudo em jogos de mata-mata.

A geração atual de jogadores formados na base, infelizmente, conta com poucos destaques mas o clube terá de lançar mão deles visto que poucos reforços deverão chegar em virtude da situação financeira. Mas é possível mesclá-los com os veteranos (Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, ...) e criar um equilíbrio entre experiência e vigor físico em campo.

A apreensão de torcedores e jornalistas com relação ao Corinthians, portanto, tem fundamento mas há um certo exagero. O grupo não é excepcional mas é funcional e é possível realizar uma campanha decente para 2021. O clube, porém, não pode se descuidar e deve fazer o possível para resolver a situação financeira o quanto antes. Botagofo, Cruzeiro e Vasco estão aí para provar que as dividas podem sim jogar os times para o fundo do poço.



Imagem extraída de www.facebook.com/corinthians




Nenhum comentário:

Postar um comentário