sexta-feira, 16 de abril de 2021

A Apoteose dos Magnatas

Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague



City, Paris Saint-Germain e Chelsea. Três clubes que eram considerados coadjuvantes até serem adquiridos por magnatas, receberem verdadeiros banhos de loja em seus elencos e despontarem em suas respectivas ligas nacionais. O trio, com isso, passou a gerar a discussão a respeito das diferenças entre "times grandes" e "times ricos".

Os três "novos ricos" estarão juntos pela primeira vez nas semifinais da Champions League junto com o tradicional Real Madrid. Os anos de investimentos de seus proprietários, enfim, parecem gerar frutos após tantas tentativas frustradas em busca da "Orelhuda".

O Chelsea, aliás, conhece muito bem a dificuldade de se impor na competição a despeito de todo o investimento no elenco e na infra-estrutura. Foram nove anos desde a aquisição do clube pelo magnata russo Roman Abramovich em 2003 até o primeiro troféu na Champions em 2012. Uma clara demonstração de que tradição não se compra, se constrói.

Isto, obviamente, não significa que um dos times milionários ficará com o troféu nesta temporada, afinal o igualmente rico Real Madrid ainda está no páreo e pode fazer sua tradição valer em campo, mas o desempenho na Champions já foi uma grande conquista para os magnatas e que o modelo administrativo proposto pelo trio pode realmente gerar equipes competitivas mesmo diante de rivais com camisas mais pesadas.

Os "novos ricos" lutarão pelas duas vagas na final contra o Real Madrid a partir do dia 27 de abril. Pelo menos um deles (PSG ou City) já estará em Istambul enquanto o Chelsea terá os Merengues pelo caminho. Será que teremos uma decisão entre times pertencentes a magnatas? Confira o que eu acho!



REAL MADRID (Espanha) X CHELSEA (Inglaterra)






O Chelsea, após um início de temporada instável, parece ter se encontrado com o treinador Thomas Tuchel. O alemão fez os Blues reagirem e o momento da equipe londrina é bom. Mas do outro lado está o Real Madrid que também passa por uma boa fase e ainda conta com uma camisa mais pesada.

Jogo de Ida: Santiago Bernabéu, Espanha, dia 27 de abril

Jogo de Volta: Stamford Bridge, Inglaterra, dia 5 de maio

Palpite: Real Madrid



PARIS SAINT-GERMAIN (França) X MANCHESTER CITY (Inglaterra)






No confronto entre os "novos ricos", o PSG tem a vantagem de já ter disputado uma final. Mas, do outro lado, o City vive uma fase espetacular (é líder isolado na Premier League e está no páreo em suas duas copas nacionais) além de contar com um Guardiola cada vez mais maduro com suas novas ideias. Os franceses possuem um elenco superior em termos individuais, mas os ingleses parecem atuar melhor coletivamente.

Jogo de Ida: Saint-Denis, França, dia 28 de abril

Jogo de Volta: Etihad Stadium, Inglaterra, dia 4 de maio

Palpite: Manchester City



Lembrando que alguns jogos podem ter seus mandos alterados em virtude da COVID-19, em especial as partidas disputadas na Inglaterra.



Imagem extraída de www.facebook.com/ChampionsLeague




Nenhum comentário:

Postar um comentário