domingo, 8 de novembro de 2020

Meu Primeiro Interanos




O Interanos é uma confraternização entre alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Ocorre todo final de ano (geralmente no primeiro ou segundo domingo de dezembro). São realizadas partidas entre as várias turmas na parte da manhã e acontece um churrasco na parte da tarde.

Eu jamais havia ido ao Interanos durante todo o tempo que frequentei a Farmácia. Eu nunca fui de ir a festas, viagens ou semelhantes. Eu não praticava nenhum tipo de esporte e sempre me sentia um peixe fora d'água em meio a tantas pessoas desconhecidas.

Em 2009 eu já não frequentava mais a Farmácia. Estava tendo um ano bastante difícil. Eu acreditava que seriam mais 365 dias desperdiçados quando recebi um convite dos meus colegas de faculdade para ir ao Interanos. Sem nada a perder, eu aceitei a proposta. E fui sem grandes expectativas.






Acordei bem cedo naquele domingo e rumei para o CEPEUSP, o Centro de Práticas Esportivas da USP. O "Cepê", como era carinhosamente chamado pelos alunos, é uma espécie de clube destinado aos alunos, docentes e funcionários da universidade. Era um local praticamente desconhecido para mim.

Encontrei meus amigos que foram jogar futsal. Como não jogava nada de bola, fiquei tirando algumas fotos que, por acaso, são estas que ilustram o texto.

Comecei a circular entre as pessoas entre uma foto e outra. E comecei a conversar com os outros alunos em um raro gesto de extroversão de minha parte. Justo eu que sempre fui desconfiado e apreensivo com desconhecidos.

Conheci duas garotas, ambas ingressantes. Ficamos conversando durante horas. Tive a oportunidade de reencontrá-las anos depois durante algumas disciplinas das quais eu era monitor. E até hoje mantivemos contato.

Encontrei também um casal que hoje não está mais junto. Acabei fazendo amizade com eles e também mantive contato com os dois via redes sociais. Lembro que conversamos bastante sobre futebol naquela ocasião.

Conheci, por fim, veteranos que haviam ingressado durante os anos 90. Eles haviam pedido para tirar algumas fotos na ocasião. Perdi, infelizmente, contato com eles. Lembro de ter trocado apenas um e-mail com um deles para enviar as fotos e nunca mais nos falamos.

O Interanos foi uma grande experiência para mim. Aquela confraternização salvou o meu 2009 que tinha tudo para ser uma lástima. Fiquei tão emocionado na ocasião que prometi voltar em ocasiões futuras.

E, sempre que possível, eu vou para fazer novas amizades e reencontrar velhos amigos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário