sábado, 14 de novembro de 2020

Palpites para a Euro 2021... Se Houver!

Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020



Escócia, Eslováquia, Hungria e Macedônia garantiram as últimas quatro vagas para a Eurocopa 2021 na última quinta-feira. Com isso, estão definidos os 24 times que disputarão o troféu no próximo ano. As equipes já foram previamente divididas em seis grupos de quatro seleções através de sorteio realizado no dia 30 de novembro de 2019 -sim, a UEFA desta vez sorteou o chaveamento antes que todos os participantes fossem conhecidos.

A Euro 2021 tem previsão para ser realizada entre junho e julho do próximo ano mas a competição ainda tem futuro incerto neste momento em virtude da segunda onda de COVID 19 na Europa, conforme eu expliquei em um texto publicado nesta semana.

Cada um dos seis grupos disputará a primeira fase da competição em duas cidades-sede, sendo cada localidade em um país diferente. Avançarão para as oitavas-de-final as duas melhores seleções de cada chave além dos quatro melhores terceiros colocados, assim como foi na edição passada.

Faremos, como sempre, uma breve análise dos grupos e daremos palpites para classificados. Será que a sua seleção favorita tem chances de avançar? Confira!



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020



GRUPO A- Turquia, Itália, País de Gales e Suíça

Cidades-Sede- Roma (Itália) e Baku (Azerbaijão)

A Itália, no papel, seria franca favorita deste grupo mas a Azzurra vem de uma das maiores crises de sua história (não conseguiu se classificar para o último Mundial) e o sentimento sobre a renovada Seleção Italiana ainda é de desconfiança. Turquia, Suíça e País de Gales não são equipes de muita tradição no futebol, mas são times raçudos e que sempre dão trabalho. A tendência é de que haja muito equilíbrio no grupo apesar da tradição dos Azzurri.

Palpites: 
1°- Itália
2°- Suíça
3°- País de Gales
4°- Turquia



GRUPO B- Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia

Cidades-Sede- Copenhague (Dinamarca) e São Petersburgo (Rússia)

O caminho, em teoria, está aberto para a Bélgica que possui uma seleção mais forte e que vive o seu auge técnico. A Rússia seria a segunda força desta chave com uma base já bem estabelecida e boas exibições recentes, mas os dois times escandinavos não podem ser subestimados em hipótese alguma devido ao seu grande potencial para surpreender.

Palpites: 
1°- Bélgica
2°- Rússia
3°- Dinamarca
4°- Finlândia



GRUPO C- Holanda, Ucrânia, Áustria e Macedônia

Cidades-Sede- Amsterdam (Holanda) e Bucareste (Romênia)

A Holanda é a seleção mais forte deste grupo mas a Oranje participará da competição sob muita desconfiança -não participou da Euro 2016, esteve fora da Copa 2018, a equipe está totalmente renovada e houve uma troca recente de treinador. A Ucrânia não parece mais órfã de Shevchenko e Tymoshchuk, podendo sonhar com a classificação inédita para o mata-mata. Áustria e, principalmente, a estreante Macedônia não devem ir muito longe.

Palpites: 
1°- Holanda
2°- Ucrânia
3°- Áustria
4°- Macedônia



GRUPO D- Inglaterra, Croácia, Escócia e República Checa

Cidades-Sede- Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia)

Há dois anos atrás a Croácia estava no auge e eliminou a emergente Inglaterra durante a Copa 2018. Hoje, contudo, os papéis se invertem e temos um English Team mais maduro e uma Hrvatska já envelhecida clamando por uma renovação. A República Checa corre por fora e a Escócia é a azarona do grupo, mas pode engrossar motivada pela rivalidade com os ingleses.

Palpites: 
1°- Inglaterra
2°- Croácia
3°- República Checa
4°- Escócia



GRUPO E- Espanha, Suécia, Polônia e Eslováquia

Cidades-Sede- Bilbao (Espanha) e Dublin (Irlanda)

A Espanha é a favorita, mas demonstrou poucas exibições convincentes nos últimos jogos e ainda reluta em abrir mão da fantástica porém envelhecida geração 2008-2012. Polônia e Suécia vão brigar pela segunda colocação mas podem sonhar com a ponta dada a instabilidade da Furia. A Eslováquia é a azarona da chave.

Palpites: 
1°- Espanha
2°- Polônia
3°- Suécia
4°- Eslováquia



GRUPO F- Hungria, Portugal, França e Alemanha

Cidades-Sede- Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria)

Você estava com saudade dos chamados "grupos da morte"? Eis uma chave com três campeões e todos contando com gerações fortíssimas de jogadores. Pior para os húngaros que só têm o fator casa a seu favor para tentar uma vaga -isso supondo que haverá público na Euro 2021. A França, no auge e com muitas opções no elenco, tem mais chances de ficar na ponta. A ainda baqueada Alemanha e a renovada Seleção Portuguesa devem brigar pela segunda vaga. Aqui, contudo, fica difícil apontar um favorito mesmo levando em conta o momento dos times.

Palpites: 
1°- França
2°- Portugal
3°- Alemanha
4°- Hungria



PALPITES PARA OS MELHORES TERCEIROS LUGARES- mesmo que não consigam ficar entre os dois primeiros colocados em suas respectivas chaves, as seleções ainda podem sonhar com uma vaga nas oitavas-de-final. O Grupo A dificilmente terá um terceiro colocado apto a avançar em virtude do equilíbrio da chave, enquanto no Grupo B uma eventual disputa entre Finlândia e Dinamarca deve terminar em empate dada a rivalidade entre os vizinhos escandinavos. A Áustria deve sobrar diante da estreante Macedônia; a República Checa tem mais time e tradição que a Escócia; a Suécia vive um melhor momento que a Eslováquia; e a Alemanha deve golear a Hungria atém de ter potencial para arrancar pelo menos um empate dos outros rivais.

Palpites: 
- Alemanha
- Áustria
- República Checa
- Suécia



Imagem extraída de www.facebook.com/EURO2020




Nenhum comentário:

Postar um comentário