terça-feira, 28 de abril de 2015

O Terceiro Degrau para a América

Imagem extraída de https://www.facebook.com/foxsportsbrasil



Começam hoje as oitavas-de-final da Copa Libertadores 2015. Todas as cinco equipes brasileiras (Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo) conseguiram se classificar para esta fase, seja na técnica, na raça ou na sorte.

Lamentei a ausência de algumas equipes que eu aprecio, como os chilenos Universidad de Chile (que joga com a bola no chão e ataca trocando passes) e o Colo-Colo (que conta com vários atletas da Seleção Chilena). Ambas caíram em chaves bastante complicadas e não conseguiram um número suficiente de pontos para avançar. Em compensação, outras equipes que jogam um futebol agradável conseguiram se classificar para esta fase, como o Boca Juniors, o Atlético Nacional e o Santa Fe.

Como os times irão se comportar nesta fase? Farei uma breve análise dos confrontos e darei os meus palpites?


BOCA JUNIORS X RIVER PLATE: os eternos rivais, por ironia do destino, irão se encontrar logo de cara nas oitavas. O Boca joga um futebol mais agradável e possui um elenco tecnicamente melhor que o do River, mas é bom lembrar que os Millonarios conseguiram eliminar os Xeneizes na Sulamericana do ano passado na base da raça e da catimba. Clássico não tem favorito, mas acho que a boa fase do Boca prevalece.

Jogo de Volta: será realizado em La Bombonera (Argentina)

Palpite: Boca Juniors


TIGRES X UNIVERSITARIO DE SUCRE: os bolivianos não conseguiram tirar proveito do fator altitude na primeira fase e é justamente por este motivo que eu tenho minhas dúvidas que o Universitario consiga passar pelo Tigre, que fez uma excelente campanha na primeira fase. Ademais, os mexicanos têm o mando do jogo de volta a seu favor.

Jogo de Volta: será realizado no Estadio Universitario (México)

Palpite: Tigres


INTERNACIONAL X ATLÉTICO MINEIRO: O Inter fez uma campanha superior ao do Galo na fase de grupos, mas o Atlético vem se tornando um especialista no mata-mata. O título na Libertadores em 2013 e o da Copa do Brasil de 2014 não deixam dúvidas do poderio atleticano em um torneio realizado neste formato. Os elencos se equiparam sob o ponto de vista técnico, mas os mineiros tem mostrado mais poder de decisão.

Jogo de Volta: será realizado no Beira-Rio

Palpite: Atlético Mineiro


CORINTHIANS X GUARANÍ: com todo respeito ao Guaraní, acho muito difícil o Corinthians, jogando um futebol que combina elegância com solidez defensiva, ser derrotado pelos paraguaios. A esperança do Cacique, a meu ver, será jogar fazendo catimba e com o regulamento.

Jogo de Volta: será realizado na Arena Corinthians

Palpite: Corinthians


RACING X MONTEVIDEO WANDERERS: o Racing não é exatamente uma grande equipe, mas conta com alguns jogadores experientes no elenco (Diego Milito, Óscar Romero e Sebastián Saja) além do atacante Gustavo Bou, que está em boa fase. O Wanderers até têm chances de avançar para a próxima fase jogando com o regulamento, mas acredito vejo os argentinos superiores.

Jogo de Volta: será realizado no Juan Domingo Perón (Argentina)

Palpite: Racing


SANTA FE X ESTUDIANTES: este duelo promete. Os colombianos jogam um futebol tecnicamente melhor além de terem o fator altitude a seu favor. O Estudiantes, por outro lado, é um time mais "cascudo" e com muitos jogadores experientes (Álvaro Pereira, Sebá Domínguez e Desábato). Não duvido que os argentinos, na base da raça, consigam virar o jogo a seu favor.

Jogo de Volta: será realizado em El Campín (Colômbia)

Palpite: Estudiantes


ATLÉTICO NACIONAL X EMELEC: neste duelo, o fator altitude não será um diferencial uma vez que ambos os clubes mandam seus jogos nos Andes. O Atlético possui um futebol mais agradável e ofensivo, mas o Emelec é a base da surpreendente Seleção Equatoriana e isto pode fazer a diferença nos gramados.

Jogo de Volta: será realizado no Atanasio Girardot (Colômbia)

Palpite: Emelec


CRUZEIRO X SÃO PAULO: o Cruzeiro, com um elenco bastante modificado em relação a 2014, classificou-se com muita dificuldade a despeito de ter caído em um grupo considerado fácil. O São Paulo, mesmo em crise e caindo em um grupo difícil, fez mais pontos que a Raposa (12 do Tricolor contra 11 dos Celestes). Ademais, o retrospecto dos paulistas tem sido melhor contra os mineiros.

Jogo de Volta: será realizado no Mineirão

Palpite: São Paulo



Imagem extraída de http://espn.uol.com.br/noticia/503604_conmebol-divulga-datas-das-8-s-da-libertadores-com-todos-brasileiros-nos-mesmos-dias


Nenhum comentário:

Postar um comentário