quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alta Tensão

Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei/



Acompanhei o segundo jogo entre Sesi-SP e Funvic/Taubaté, válido pelas semifinais da Superliga Masculina 2014-15. A equipe de Taubaté, apesar de contar com grandes jogadores, não foi páreo para os donos da casa. Os visitantes até chegaram a equilibrar a partida nos dois últimos sets, mas acabaram eliminados porque cometeram o mesmo erro da partida de ida: excesso de nervosismo em quadra.

Já postei dezenas de vezes que o esporte também se joga com os nervos e é obrigação dos líderes (o capitão e o treinador) acalmar os companheiros mais exaltados para evitar que a tensão contamine o elenco, sobretudo em esportes coletivos. Infelizmente, mesmo os jogadores mais experientes do elenco, Lipe e Lorena, estavam novamente ansiosos e só foram se acalmar no terceiro set. A partir daí, os visitantes conseguiram ganhar terreno em um jogo que parecia perdido, mas o Sesi soube administrar a vantagem adquirida nas duas parciais anteriores e vai à final merecidamente.

Não foi a primeira vez e nem será a última que veremos um time nervoso. No ano passado, a Seleção Brasileira de Futebol também foi derrotada, em parte, para os seus próprios nervos. Vimos o capitão Thiago Silva chorar em campo e se recusar a bater pênalti contra o Chile ao invés de exercer sua liderança. Se o líder se porta dessa maneira, os subalternos obviamente tendem a se comportar de maneira semelhante. Era questão de tempo para que uma tragédia acontecesse.

É necessário investir na preparação psicológica dos atletas. Como diz aquele ditado, "corpo são, mente sã". Os jogadores precisam aprender a lidar com a pressão, as frustrações e os erros da arbitragem, ou os atletas vão ignorar o espírito esportivo e promover arruaças em quadra.

Dirigentes também têm sua parcela de culpa ao cobrar resultados a curto prazo em cima de treinadores e jogadores. Idem para a imprensa, que noticia supostas crises com sensacionalismo apenas para vencer mais jornal e acabam prejudicando o clima das equipes.

Sobre o Funvic, digo que a equipe fez uma grande temporada e jogou muito bem, com direito a título na Copa Brasil e Campeonato Paulista -este último em cima do próprio Sesi. Faltou, no entanto, equilíbrio emocional nas semifinais na Superliga e também um líder para colocar a cabeça dos companheiros no lugar.

Espero que o projeto do Funvic tenha continuidade na próxima temporada. A equipe conquistou dois títulos e tem imenso potencial para brigar com os grandes. Não é porque a equipe caiu na Superliga que o time foi um fracasso. Aprender com os erros e com a frustração também faz parte do aprendizado.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei/



LARANJA MORDIDA

A Holanda esta mal nas Eliminatórias da Euro 2016, mas bastou enfrentar um adversário de peso (a Espanha) que a Oranje acordou e fez uma exibição de gala contra os reservas da Furia. Os holandeses foram mais eficientes no ataque e na defesa, além de demonstrar aquele magnífico "Carrossel Holandês" que a caracterizou no passado. Pena que era só um amistoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário