sexta-feira, 10 de abril de 2015

Procura-se Treinador

Imagem extraída de https://www.facebook.com/AFASeleccionArgentina



O São Paulo vai tocando a vida após a saída do treinador Muricy Ramalho. Passou com facilidade sobre a Portuguesa mesmo atuando com o time reserva e vai se virando com o eterno Milton Cruz, o coordenador técnico do Tricolor que sempre assume o time como interino quando necessário. Há até a possibilidade de Milton ser efetivado no cargo, mas o desejo dos dirigentes são-paulinos é contratar um treinador. E os nomes preferidos dos cartolas são Alejandro Sabella, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga e Jorge Sampaoli.

O meu preferido é, sem dúvida, o argentino Alejandro Sabella (foto acima). Sabella me agrada pelo seu estilo de jogo valorizando a posse de bola e a ofensividade. Ele cometeu alguns deslizes na Copa ao não levar nenhum meia-armador o que obrigava Messi a ter de buscar a bola lá atrás e servir os companheiros na frente. Mas Sabella cometeu muito mais acertos do que erros à frente da Albiceleste na campanha do vice-campeonato do ano passado. O argentino também foi campeão da Libertadores em 2009 enquanto dirigia o Estudiantes. Outro detalhe é que Sabella está desempregado no momento e ele teria, inclusive, se animado com a proposta do Tricolor. O porém é que o milionário Manchester City também o deseja para a vaga de Manuel Pellegrini e, convenhamos, é difícil vencer os Citizens nessa disputa.



Imagem extraída do Facebook oficial do Flamengo-
https://www.facebook.com/FlamengoOficial



Há torcedores que sonham com a vinda de Vanderlei Luxemburgo (foto acima) para o Tricolor. Ele conhece muito bem o futebol paulista e tem passagens vitoriosas por Palmeiras, Corinthians e Santos. Contra ele, pesam o fato dele jamais ter ganho uma Libertadores e também a multa rescisória com o Flamengo. Há jornalistas que afirmam que Luxa poderia sair de graça do Mengão, mas eu duvido. Eu, honestamente, não simpatizo muito com a vinda de Luxemburgo, afinal há anos ele deixou de ser aquele treinador ofensivo e vem adotando o pragmatismo como arma.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial



O nome de Abel Braga (foto acima) foi indicação do próprio Muricy Ramalho. Abelão já substituiu o treinador paulista no Inter e no Flu, conseguindo títulos em ambos os clubes após herdar a vaga de Muricy -Libertadores e Mundial de Clubes pelo Internacional em 2006, e Brasileirão pelo Fluminense em 2012. O estilo de jogo de Abel também é parecido com o de Muricy -ele prioriza a defesa mas já andou se aventurando no toque de bola em 2014. E ele está desempregado, podendo vir de graça ao Tricolor. No entanto, Abel tem proposta de um clube do Oriente Médio e fica difícil para o São Paulo concorrer com os "petrodólares" dos árabes. Como nós vimos, ele não prioriza exatamente um estilo de jogo bonito, mas eu daria um voto de confiança a Abelão, tanto pelo seu histórico de títulos quanto pela amizade que ele tem com Muricy.




Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeleccionChilena/



O nome do Jorge Sampaoli (foto acima) também me agrada bastante. Seu estilo de jogo combina raça com toque de bola. Outra vantagem é que ele utiliza esquema de três zagueiros (3-5-2 ou 3-4-3), formações com as quais o São Paulo tem muita intimidade. Desvantagens: ele tem contrato com a Seleção Chilena até 2018 (sai apenas mediante pagamento de multa rescisória) e seu estilo de jogo necessita de muitos jogadores velozes. Atletas que cadenciam o jogo ou grandalhões dificilmente se encaixariam no estilo aguerrido de Sampaoli.

Outros nomes correm por fora, como Mano Menezes (muito defensivo e muito identificado com o rival Corinthians) e Paulo Roberto Falcão (aceitável por ter vivência em campo, mas possui desempenho fraco no banco de reservas). Opções não faltam.

Porém, se o São Paulo realmente quiser um treinador de ponta, sabe que terá oferecer um bom salário, garantias de estabilidade e planejamento, coisas que ainda são consideradas utópicas no futebol brasileiro, que valoriza mais os resultados a curto prazo em detrimento à qualidade técnica ou às grandes conquistas.



ESTOU COM O TIMÃO NO PAULISTÃO

Finalmente acabou a chatíssima fase de grupos do inchado Campeonato Paulista. Jogos de nível técnico tão baixo, estádios pequenos e plateias vazias foram o cenário do Paulistão 2015, salvo pouquíssimas exceções. No mata-mata, finalmente teremos jogos que valham a pena acompanhar. Mesmo com a torcida pelo meu São Paulo, acho que seria mais justo que o troféu deste ano ficasse na prateleira do Corinthians, que joga um futebol agradável, valoriza a posse da bola e apresenta um excelente equilíbrio entre ataque e defesa. Mesmo que o Timão não consiga a taça, já fica registrado meus parabéns ao técnico Tite pelo excelente trabalho que vem desempenhando.



FORÇA, LUSA!

Após sofrer mais um rebaixamento, a Portuguesa afunda na pior crise de sua história e corre o risco de fechar as portas. O caos que se instaurou na Lusa teve uma infinidade de culpados. Triste saber que é o clube e os torcedores quem pagarão o preço pela incompetência ou má-fé daqueles que afundaram a Portuguesa. E os problemas não devem parar por aí: há atletas com salários atrasados e muitas dívidas a saldar. Triste fim para um clube que já foi um dos maiores do Brasil durante os anos 90.



Nenhum comentário:

Postar um comentário