domingo, 18 de outubro de 2020

Du

Du foi integrante da Farmatuque, a bateria da Farmácia



Conheci Du em 2006 através da Farmatuque, a bateria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. "Du", aliás, era um de seus muitos apelidos. Ele também era conhecido como "Chang", "Korea", "Change" e tantos outros em virtude de sua descendência sul-coreana.

Não éramos exatamente amigos próximos, mas sempre conversávamos muito quando nos encontrávamos. E o repertório de assuntos de Du era muito vasto. Futebol, política, videogames, ... Não havia tema que ele não dominasse. Lembro que um dia falávamos a respeito do Bom Retiro, bairro tecelão da cidade de São Paulo, quando ele emendou: "lá tem um monte de coreano"! E caímos na risada.

Os encontros com Du eram relativamente frequentes. Tínhamos muitos amigos em comum e eu quase sempre o via em churrascos, aniversários ou confraternizações. Mesmo depois que deixei a faculdade, ainda mantivemos contato.

Du também fez parte do time de rúgbi da farmácia, algo que eu soube apenas depois que eu me formei. Como nunca fiz questão de me envolver com atividades extra-classes durante a graduação, eu sequer tinha ideia dos integrantes de cada equipe ou das organizações acadêmicas.

Lembro quando fui ao Interanos de 2018, confraternização entre alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Foi um dia um tanto maluco com a chuva e o sol forte se alternando, assim como o frio e o calor. Aquela ocasião foi a última vez em que eu estive com Du. Procurei nas fotos daquele churrasco, mas o único registro que eu possuía dele era um vídeo.



Du também atuou pelo time de rúgbi da Farmácia



Semana passada eu estava em casa acompanhando algumas partidas de futebol pela internet quando vieram dezenas de mensagens pelo WhatsApp. Eu levei algum tempo para verificar mas quando eu vi,  havia links para sites de notícias.

Abri o link, vi a imagem de um homem de traços orientais e pensei: "como esse cara se parece com o Du". Comparei as imagens com as fotos do Facebook e fui checar em outros sites de notícias. Eu não queria acreditar no que eu estava vendo mas era a realidade.

A semana se passou e meus feeds das redes sociais estavam repletos de homenagens. A Farmatuque e as equipes de rúgbi da Farmácia também emitiram notas de pesar em solidariedade aos familiares e amigos de seu ex-integrante. Ainda que eu não tivesse tanta proximidade de Du, foram sete dias bastante pesados.

Passei a semana pensando como a vida é aleatória, traiçoeira, surpreendente. Em um piscar de olhos, pessoas podem ir embora sem aviso prévio. Aquela frase pronta da internet, "viva cada dia como se fosse o último", nunca havia feito tanto sentido para mim.

Fico feliz de tê-lo conhecido, Du. Não tínhamos tanta proximidade mas sua partida me impactou profundamente, tanto pela maneira abrupta que ela se deu, quanto pelas lembranças boas que você nos deixou.



O Interanos de 2018 foi a última vez que eu estive com Du.
E, infelizmente, não tirei nenhuma foto com ele neste dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário