quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Lorde Pombo

Richarlison adaptou-se rapidamente à Inglaterra e, em apenas uma temporada no
Watford, já estava valorizado (imagem extraída de www.facebook.com/richarlison9).



Richarlison, Fabinho, Firmino, Alisson, Jesus, Ederson, Gabriel Martinelli, Felipe Anderson, ... A quantidade de brasileiros bem-sucedidos na Premier League nos dias de hoje é impressionante. Nossos jogadores estão fazendo muito sucesso na Terra da Rainha e muitos deles são ídolos em seus respectivos clubes. Mas nem sempre foi assim.

Basta lembrar-nos da década passada quando muitos clubes ingleses apostaram em atletas brasileiros mas a grande maioria destes jogadores não vingou no futebol inglês. Kléberson, André Santos e Júlio Baptista foram alguns dos que não se adaptaram ou não se firmaram na Terra da Rainha. Tanto que o volante Gilberto Silva, ídolo do Arsenal, foi a única referência positiva de brazucas na Inglaterra durante muitos anos.

Muitos jogadores brasileiros têm dificuldades para se firmar na Europa mesmo nos dias de hoje. Não são raros os casos de atletas que rumam para o Velho Continente e acabam retornando ao Brasil com apenas uma temporada (ou até menos) pelo futebol europeu. A falta de preparo, de maturidade ou de experiência sempre pesa diante tal situação.

O atacante Richarlison de Andrade tinha tudo para ser mais um nesta triste estatística. O capixaba foi negociado em 2017 pelo Fluminense com o Watford quando tinha apenas 20 anos de idade. O Tricolor, endividado, não tinha como recusar a proposta. Para piorar, as perspectivas para os Hornets eram apenas de fugir do rebaixamento, o que parecia uma grande fria para o jogador. Mas...

Richarlison, para a minha surpresa, adaptou-se rapidamente à Inglaterra, justamente aquele país onde pouquíssimos brasileiros conseguiram se firmar. O "Pombo", como ficou conhecido, fez muitos gols importantes e contribuiu com a permanência dos Hornets na Premier League por mais uma temporada. Àquela altura, o capixaba já estava bastante valorizado e seu nome era ventilado em muitas equipes maiores. Acabou acertando com o Everton por influencia do treinador Marco Silva (que o dirigiu no Watford) onde continuou brilhando. Injustamente, o atleta não foi convocado para a Copa 2018 onde, a meu ver, poderia contribuir bem mais que Willian ou Taison.



imagem extraída de www.facebook.com/richarlison9



A escolha de Richarlison ao assinar com os Toffees mostrou-se ainda mais acertada a longo prazo. O Everton passou a idealizar planos mais ambiciosos junto com o treinador Carlo Ancelotti, que viu no clube azul uma oportunidade perfeita para se reerguer. Com contratações mais arrojadas e, consequentemente, mais companheiros de bom nível técnico, o capixaba pôde desenvolver ainda mais seu futebol e o Pombo agora se vê "obrigado" pelo seu técnico a anotar pelo menos vinte gols na temporada.

Pode-se dizer que Richarlison teve um pouco de "sorte" quando se adaptou rapidamente à Ingleterra -o próprio atleta declarou que os amigos brasileiros foram fundamentais para seu sucesso na Terra da Rainha. Cabe, porém, exaltar a perseverança do próprio jogador diante das muitas diferenças culturais com relação ao Brasil. A própria Premier League também mudou bastante em relação ao que era na década passada, tornando-se mais amigável com os futebolistas estrangeiros.

Richarlison, com o seu sucesso na Inglaterra, simboliza as mudanças de relação entre brasileiros e a Premier League, liga que havia consagrado pouquíssimos jogadores nascidos em nosso país. Há outros atletas brazucas fazendo sucesso na Terra da Rainha mas cabe mencionar que Alisson, Fabinho, Felipe Anderson e Firmino tiveram experiências em outros países europeus e, portanto, possuíam mais maturidade para lidar com o desafio de atuar no futebol inglês.

O capixaba, por sua vez, jamais havia tido esse tipo de experiência no exterior e, com apenas vinte anos, viu a vida mudar bruscamente quando trocou o conforto do Fluminense pelo desafio de atuar pelo Watford na Inglaterra.

O sucesso de Richarlison e de outros brasileiros no futebol inglês não deixa dúvidas: nossos jogadores hoje têm na Inglaterra um ambiente propício para se estabelecer e deslanchar, bem diferente de uma década atrás.



imagem extraída de www.facebook.com/richarlison9




Nenhum comentário:

Postar um comentário