quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Recompensa aos Medíocres, Parte II

Mauricio Isla desfalcará o Flamengo por três rodadas
(reprodução www.instagram.com/mauricioislaoficial4)


Atlético Goianiense- Vaca (Bolívia)

Atlético Mineiro- Alan Franco (Equador), Savarino (Venezuela) e Junior Alonso (Paraguai)

Athletico- Santos (Brasil)

Botafogo- Gatito Fernández (Paraguai)

Corinthians- Cantillo (Colômbia) e Otero (Venezuela)

Flamengo- Éverton Ribeiro, Rodrigo Caio (Brasil),De Arrascaeta (Uruguai) e Isla (Chile)

Palmeiras- Viña (Uruguai), Gabriel Menino, Wéverton (Brasil) e Gustavo Gómez (Paraguai)

Santos- Soteldo (Venezuela)

São Paulo- Arboleda (Equador)


Todos os jogadores mencionados desfalcarão seus times durante as próximas três rodadas em decorrência das Eliminatórias da Copa do Mundo, cujas partidas serão realizadas nos dias 8 e 13 de outubro.

O raciocínio neste texto é o mesmo de um post que publiquei em agosto de 2015: a CBF insiste em realizar jogos válidos pelo Brasileirão durante as chamadas datas FIFA, aquelas que deveriam ser reservadas exclusivamente para a realização de partidas envolvendo seleções nacionais.

O que deveria ser motivo de comemoração para os clubes, acaba se tornando um martírio, afinal os times precisam ceder jogadores importantes e acabam tendo de atuar desfalcados. O Campeonato Brasileiro que já é ruim, torna-se injusto porque prejudica equipes em melhor momento (que acabam cedendo mais atletas) e beneficia aquelas em pior fase, que sofrem menos perdas em seus elencos.


Gustavo Gómez desfalcará o Palmeiras para servir ao Paraguai
(reprodução www.instagram.com/gustavogomez462)



Deveria ser obrigação dos clubes se unirem para exigir a paralisação do campeonato durante as datas FIFA ou, ao menos, o adiamento das partidas envolvendo times que estarão desfalcados.

Os clubes, porém, quase sempre se calam em situações como esta. Aceitam ser prejudicados a desafiar a CBF ou qualquer outra instituição que comande o futebol no país. Ademais, dificilmente contariam com a ajuda de seus pares, visto que muitos deles seriam beneficiados com os desfalques dos rivais ainda que apenas durante aquele momento. Como sempre, a nossa falta de visão a longo prazo prejudica o nosso futebol.

A CBF é a principal culpada pelos desfalques ao realizar jogos válidos pelo Brasileirão em datas FIFA, mas os clubes são cúmplices ao aceitarem passivamente tais condições.



Gabriel Menino desfalcará o Palmeiras para servir à Seleção
Brasileira (reprodução www.instagram.com/gabrielmenino00)




Nenhum comentário:

Postar um comentário